Página inicial > Ultimas Notícias > Últimos dias de inscrições para a VIII Semana de Matemática de Abaetetuba

Últimos dias de inscrições para a VIII Semana de Matemática de Abaetetuba

• Publicado: Quarta, 28 de Outubro de 2020, 18h02

SEMAT2020

Com o tema “Matemática e Identidade: cultura, diversidade e inclusão”, a VIII Semana de Matemática de Abaetetuba já está recebendo inscrições e submissões de trabalho para a oitava edição que irá acontecer virtualmente entre os dias 2 e 4 de dezembro. A VIII Semat terá programação diversificada, com palestras, mesas de discussão, minicursos e apresentação de trabalhos. O evento terá sua programação realizada por meio de plataformas de reuniões virtuais e contará com transmissão em canal no YouTube.

A Semat tem como objetivo ser um espaço em que docentes, discentes, pesquisadores e profissionais da educação, empenhados no movimento de difusão das propostas de ensino, pesquisa e extensão, compartilham seus conhecimentos matemáticos, a partir das suas relações com a cultura, a tecnologia, as artes e as práticas sociais tradicionais.

“As trocas de experiências entre os pesquisadores e educadores sempre trazem intercâmbio de ideias e de práticas, e esse é o objetivo de semanas acadêmicas como a Semat. A participação em eventos acadêmicos é o que dinamiza a difusão do conhecimento que se desenvolve nas universidades, nos espaços de pesquisa e de ensino”, comenta o professor Osvaldo Barros, responsável pela organização da iniciativa.

A oitava edição da Semat abordará a identidade cultural, a diversidade e as necessidades de acessibilidade ao conhecimento. De acordo com o docente, a ideia é chamar atenção para os valores culturais e os conhecimentos ancestrais que ainda vivem na memória e nas práticas de grupos culturais como ribeirinhos, indígenas, quilombolas e agricultores. Além disso, há a proposta de demonstrar que as práticas urbanas também são manifestações culturais e que, assim como as outras, também são produtoras de conhecimento.

O evento é uma realização do Laboratório de Ensino de Matemática da Amazônia Tocantina (Lemat) e do Grupo de Estudos e Pesquisas das Práticas Etnomatemáticas na Amazônia (Getnoma).

Inscrições - Direcionadas aos estudantes de graduação ou pós-graduação, educadores e pesquisadores da área de Matemática, independentemente do campo de pesquisa, as inscrições podem ser realizadas até o dia 2 de novembro. Os valores variam conforme a modalidade de participação, a partir de R$10,00, e o pagamento pode ser feito por transferência bancária ou pelo aplicativo PicPay.

As inscrições serão confirmadas com o recebimento do comprovante de transferência, que deve ser enviado para o endereço de e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Para mais detalhes, acesse aqui.

Submissões - Nesta edição, os trabalhos serão apresentados em dois formatos: comunicações orais em salas virtuais e pôster eletrônico, que será exibido no site do Lemat para os interessados. As submissões irão até o dia 2 de novembro.

Para auxiliar aqueles que desejam apresentar trabalhos, será promovido, no mês de outubro, um minicurso de metodologia científica para organização de trabalhos. Os inscritos na VIII Semat têm participação garantida no minicurso, disponível para todos os interessados. As inscrições estão abertas e podem ser feitas aqui.

Mais detalhes sobre formatação de trabalhos e templates do evento devem ser consultados no site da VIII SEMAT.

VIII Semana de Matemática de Abaetetuba (VIII SEMAT)

Data: 2 a 4 de dezembro

Inscrições e submissões de trabalhos: até o dia 2 de novembro

Local das inscrições: site do evento.

Os valores das inscrições variam conforme a categoria de participação.

Mais informações podem ser consultadas no site do evento.

Texto: Adams Mercês - Assessoria de Comunicação da UFPA