Página inicial > Ultimas Notícias > Cartilha apresenta práticas que podem contribuir para a retomada das atividades presenciais em universidades de Belém

• Publicado: Quinta, 29 de Outubro de 2020, 17h49

Cartilha Reflexões

Os grupos de pesquisa Laboratório de Soluções Educacionais (UFPA) e G.A.M.E.S. (UEPA) lançaram hoje a cartilha "Reflexões sobre o retorno presencial - Vozes da comunidade acadêmica", resultado de um levantamento quantitativo e qualitativo com mais de 2000 membros da comunidade acadêmica das Instituições de Ensino Superior públicas de Belém-PA, validado pela avaliação de 10 juízes membros desta mesma comunidade.

O objetivo é de que o material se torne uma fonte de reflexões e de medidas práticas que contribuam com um retorno saudável e acolhedor às atividades presenciais, quando este ocorrer de acordo com as determinações de cada instituição.

Trata-se de um documento digital, de 20 páginas, escrito de forma não técnica, de modo a ser lido por pessoas de qualquer área de atuação e por qualquer membro da comunidade. Busca ser representativo, reflexivo e propositivo. No momento, tem sido divulgado pelas redes sociais, podendo ser solicitado pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou acessado aqui.

"Acreditamos que a cartilha pode ser muito importante para contribuir com o planejamento de ações direcionadas ao retorno das atividades presenciais, de modo a contemplar os anseios e as expectativas da comunidade acadêmica, sendo, assim, uma ação mais democrática e mais acolhedora. Acreditamos, portanto, que tanto pode favorecer processos decisórios quanto pode ser um veículo de representatividade", afirma a professora Aline Beckmann Menezes, coordenadora do Projeto Laboratório de Soluções Educacionais.

A pesquisa foi aprovada por comitê de ética e realizada por meio de formulário on-line. Foram convidados granduandos, pós-graduandos, docentes e técnicos-administrativos de Instituições de Ensino Superior públicas de Belém. "Obtivemos 2002 respostas a questões objetivas e discursivas. Os dados quantitativos foram analisados com estatísticas descritivas; e os qualitativos, com o software Iramuteq", revela a pesquisadora.

Depois de construída, a cartilha foi enviada a 12 juízes e juízas, representantes da comunidade acadêmica. Ao todo, dez responderam a um instrumento de avaliação, e a cartilha foi aprovada por 98,6% dessa equipe. Após esse processo de validação, o material está apto a ser divulgado. Acessa a Cartilha aqui.

Texto: Jessica Souza - Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Reprodução da Cartilha