Página inicial > Ultimas Notícias > Equipes de laboratório da UFPA são premiadas no desafio SNCT da Olimpíada Brasileira de Satélites

• Publicado: Quinta, 29 de Outubro de 2020, 18h01

LPDA UFPAO Laboratório de Pesquisas em Descargas Atmosféricas (LPDA) da UFPA conquistou o primeiro lugar em duas categorias do Desafio da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNCT) 2020, da Olimpíada Brasileira de Satélites do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MTCI). Coordenado pelo professor Adonis Leal, o laboratório recebeu o primeiro lugar nas categorias “Arte Espacial - Desafio dos Contos de Ficção Científica” e “Aplicação de Satélites”, ambas de nível superior.

Na primeira categoria, o projeto premiado foi um vídeo de 5 minutos, que chama atenção para os efeitos do aquecimento global e do aumento da temperatura média da Terra. O vídeo foi produzido pelo professor Adonis Leal e pelos alunos de Engenharia Elétrica Eduardo Ribeiro Ferreira e Luan Gabriel Alves Gonçalves, e pode ser visto aqui.

“No curta, a cidade de Belém sofre uma espécie de anomalia elétrica causada pelo aquecimento global, que gera tempestades de raios na região e, ao longo dos anos, estas tempestades se tornam cada vez mais intensas e frequentes. Com isso, tornam a vida das pessoas da região extremamente difícil. Depois de 100 anos de anomalia elétrica na região, o LPDA desenvolve uma solução para o problema, através de torres elétricas que podem descarregar totalmente as nuvens de tempestades”, conta o estudante Eduardo Ribeiro.

SatéliteO segundo projeto premiado visa utilizar diversos sensores a bordo de satélites, com algoritmos avançados de inteligência artificial (IA) para identificar se a causa de focos de calor/incêndio foi natural, gerada por descargas atmosféricas, ou provocada pelo homem.  Neste projeto, a equipe foi formada pelo professor Adonis Leal e pelos alunos Juan Vasconcelos Lopes, Gabriel Arcanjo Velasco dos Santos Ferreira, Eduardo Ribeiro Ferreira e Wendler Luis Nogueira Matos.

“O projeto consiste na elaboração de um satélite capaz de monitorar zonas de calor em uma determinada região e simultaneamente identificar a incidência de descargas atmosféricas na mesma região. Utilizando essas duas fontes de informação, o satélite seria capaz de processar os dados adquiridos, de modo a conseguir, ao final da análise computacional, definir se um incêndio florestal teve causa antrópica ou natural. A partir da resposta do algoritmo, seria possível o contato com, por exemplo, a organização do Ibama mais próxima do local em questão, para que imediatamente possa ser verificado o estado do incêndio, e este seja contido antes de se propagar e causar graves danos à flora, à  fauna e à população local”, explica Wendler Matos.

Segundo o professor, a premiação e a criação desses projetos são importantes para testar os conhecimentos dos alunos aplicados em situações reais. “Para os alunos da Engenharia Elétrica especificamente, conhecimentos de programação, eletrônica, circuitos elétricos e processamento de sinais são botados à prova, por exemplo. Porém o mais impactante é o desenvolvimento da capacidade inovativa de cada aluno. Geralmente nessas competições, além da capacidade técnica, a capacidade de inovar se torna fundamental”.

Apocalipse elétricoImportância do reconhecimento - Para os estudantes, é gratificante conquistar o primeiro lugar em um prêmio, e essa vitória aumenta a vontade de continuar pesquisando, trabalhando e propondo ideias inovadoras na área. A premiação para os primeiros lugares é um Kit CubeSat Educacional.

“A equipe do LPDA irá utilizar a premiação para ensino e pesquisa sobre o tema satélites. O Kit será utilizado para explorar conceitos de sistemas embarcados e da eletrônica utilizada em satélites, além do desenvolvimento de novas aplicações para o uso de satélites, principalmente na Amazônia”, explica o professor.

“Em tempos em que cada vez mais a ciência no Brasil é tratada como uma subordinada do senso comum, em que existe descrédito da pesquisa científica e dos projetos tecnológicos desenvolvidos dentro das universidades, é fundamental mostrar um projeto que impacta diretamente no âmbito socioambiental, sobre toda a extensão do território nacional, já que representa um modelo que contribua para a preservação dos biomas da nação. Quando sua equipe vence uma modalidade nacional como essa, é como uma voz que diz: ‘todo seu trabalho valeu a pena, continue acreditando na ciência’”, conclui Wendler Matos.

Texto: Rafael Miyake - Assessoria de Comunicação da UFPA