Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Aumento significativo no número de capacitações marca os 20 anos de criação do Capacit
Início do conteúdo da página

Aumento significativo no número de capacitações marca os 20 anos de criação do Capacit

  • Publicado: Quinta, 29 de Outubro de 2020, 18h06

Capacit

Neste mês de outubro, o Capacit celebra 20 anos de existência com números expressivos. Criado para atender às necessidades de capacitação e desenvolvimento de servidores da UFPA, o setor contabiliza, somente nos cursos ofertados em 2020, mais de 2.000 certificações a servidores, maior número da série histórica do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) vigente, iniciada em 2015.

De acordo com o diretor do Capacit, Ícaro Pastana, esse quantitativo expressivo está diretamente relacionado ao investimento em eventos EaD, que possibilitou contornar limitações ocasionadas pela pandemia, e ao crescimento da participação de gestores, professores e servidores dos diversos campi nas capacitações realizadas.

Outras realizações importantes foram as parcerias com o NUMA e com o ICSA para oferta de vagas de mestrado e doutorado exclusivas para servidores; a implementação do Programa de Auxílio à Qualificação (Proquali), destinado à concessão de apoio financeiro a servidores em graduação e pós-graduação; a consolidação do primeiro Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP/2020), com mais de 600 ações de desenvolvimento planejadas pelos diversos setores da UFPA; e a criação de piloto para auxílio às capacitações realizadas pelas unidades.

Para o ano de 2021, o pró-reitor da Progep, Raimundo Almeida, destaca algumas ações já previstas em favor da ampliação e melhoria dessas qualificações, tais como: a ampliação do portfólio de eventos EaD, ainda no intuito de favorecer o amplo acesso dos servidores mesmo com as restrições da pandemia, em especial aos lotados no interior; a criação do Programa de Desenvolvimento de Gestores (PDG), com foco em Gestão da Educação Superior; a oferta de novas vagas de educação formal para servidores, inclusive por meio de mestrados/doutorados interinstitucionais (Minter/Dinter) e fortalecimento do Proquali; e a criação de novas formas de apoio e incentivo à autonomia das unidades em suas ações de desenvolvimento, desconcentrando progressivamente a execução do prédio do Capacit e proporcionando maior capilarização em direção aos espaços dessas unidades.

Histórico O Capacit foi inaugurado em 16 de outubro de 2000, inicialmente intitulado como “Centro de Capacitação da UFPA”, vinculado à Pró-Reitoria de Administração (Proad). Inicialmente, o foco era atender às necessidades de treinamento na área de informática e adequação aos novos sistemas e tecnologias recém-implantadas no serviço público. 

Já em 2005, com o avanço das iniciativas de valorização e desenvolvimento do quadro de pessoal, a Coordenadoria de Recursos Humanos (CRH) transformou-se na Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep), e o Capacit se tornou Gerência de Capacitação e Desenvolvimento. Posteriormente, em 2006, passou então à denominação Coordenadoria de Capacitação e Desenvolvimento.

Ainda em 2006, a publicação do Decreto n° 5.707/2006, que criou a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP) na Administração Pública Federal, trouxe mudanças profundas na área de capacitação, como a aplicação da gestão por competências e o incentivo à realização de ações de educação formal (mestrado e doutorado). No Capacit, esse período foi marcado pela diversificação dos cursos, realização dos primeiros ciclos do Mapeamento de Competências e a efetivação de parcerias importantes com instituições externas, tais como a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).

Em 2019, com o advento de uma nova PNDP e ingresso de novas atribuições de nível estratégico, o Capacit teve seu status atualizado para Diretoria de Capacitação e Desenvolvimento, passando a ter em sua estrutura duas subunidades: Coordenadoria de Capacitação Profissional (CCP), responsável pelos cursos de treinamento e aperfeiçoamento; e Coordenadoria de Desenvolvimento Profissional (CDP), responsável por incentivos à qualificação em nível de educação formal (graduação, especialização, mestrado e doutorado) e elaboração de insumos para planejamento das ações formativas implementadas pela Diretoria.

Texto e foto: Assessoria Progep

registrado em:
Fim do conteúdo da página