Aumento significativo no número de capacitações marca os 20 anos de criação do Capacit
Neste mês de outubro, o Capacit celebra 20 anos de existência com números expressivos. Criado para atender às necessidades de capacitação e desenvolvimento de servidores da UFPA, o setor contabiliza, somente nos cursos ofertados em 2020, mais de 2.000 certificações a servidores, maior número da série histórica do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) vigente, iniciada em 2015.
De acordo com o diretor do Capacit, Ícaro Pastana, esse quantitativo expressivo está diretamente relacionado ao investimento em eventos EaD, que possibilitou contornar limitações ocasionadas pela pandemia, e ao crescimento da participação de gestores, professores e servidores dos diversos campi nas capacitações realizadas.
Outras realizações importantes foram as parcerias com o NUMA e com o ICSA para oferta de vagas de mestrado e doutorado exclusivas para servidores; a implementação do Programa de Auxílio à Qualificação (Proquali), destinado à concessão de apoio financeiro a servidores em graduação e pós-graduação; a consolidação do primeiro Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP/2020), com mais de 600 ações de desenvolvimento planejadas pelos diversos setores da UFPA; e a criação de piloto para auxílio às capacitações realizadas pelas unidades.
Para o ano de 2021, o pró-reitor da Progep, Raimundo Almeida, destaca algumas ações já previstas em favor da ampliação e melhoria dessas qualificações, tais como: a ampliação do portfólio de eventos EaD, ainda no intuito de favorecer o amplo acesso dos servidores mesmo com as restrições da pandemia, em especial aos lotados no interior; a criação do Programa de Desenvolvimento de Gestores (PDG), com foco em Gestão da Educação Superior; a oferta de novas vagas de educação formal para servidores, inclusive por meio de mestrados/doutorados interinstitucionais (Minter/Dinter) e fortalecimento do Proquali; e a criação de novas formas de apoio e incentivo à autonomia das unidades em suas ações de desenvolvimento, desconcentrando progressivamente a execução do prédio do Capacit e proporcionando maior capilarização em direção aos espaços dessas unidades.
Histórico – O Capacit foi inaugurado em 16 de outubro de 2000, inicialmente intitulado como “Centro de Capacitação da UFPA”, vinculado à Pró-Reitoria de Administração (Proad). Inicialmente, o foco era atender às necessidades de treinamento na área de informática e adequação aos novos sistemas e tecnologias recém-implantadas no serviço público.
Já em 2005, com o avanço das iniciativas de valorização e desenvolvimento do quadro de pessoal, a Coordenadoria de Recursos Humanos (CRH) transformou-se na Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep), e o Capacit se tornou Gerência de Capacitação e Desenvolvimento. Posteriormente, em 2006, passou então à denominação Coordenadoria de Capacitação e Desenvolvimento.
Ainda em 2006, a publicação do Decreto n° 5.707/2006, que criou a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP) na Administração Pública Federal, trouxe mudanças profundas na área de capacitação, como a aplicação da gestão por competências e o incentivo à realização de ações de educação formal (mestrado e doutorado). No Capacit, esse período foi marcado pela diversificação dos cursos, realização dos primeiros ciclos do Mapeamento de Competências e a efetivação de parcerias importantes com instituições externas, tais como a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).
Em 2019, com o advento de uma nova PNDP e ingresso de novas atribuições de nível estratégico, o Capacit teve seu status atualizado para Diretoria de Capacitação e Desenvolvimento, passando a ter em sua estrutura duas subunidades: Coordenadoria de Capacitação Profissional (CCP), responsável pelos cursos de treinamento e aperfeiçoamento; e Coordenadoria de Desenvolvimento Profissional (CDP), responsável por incentivos à qualificação em nível de educação formal (graduação, especialização, mestrado e doutorado) e elaboração de insumos para planejamento das ações formativas implementadas pela Diretoria.
Texto e foto: Assessoria Progep
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