Página inicial > Ultimas Notícias > Parceria entre UFPA e USP promove primeira edição de workshop sobre cidades inteligentes em Canaã dos Carajás

• Publicado: Sexta, 30 de Outubro de 2020, 21h14

smart city

Nos dias 4 e 5 de novembro, a Universidade Federal do Pará (UFPA) e a Universidade de São Paulo (USP) realizam o 1º Workshop Smart City Canaã dos Carajás: Desafios e Perspectivas. A capacitação visa à implantação e gestão de uma plataforma de cidades inteligentes baseada em Internet das Coisas (IoT) para o município de Canaã dos Carajás. O evento é aberto ao público em geral, gratuito e será transmitido pelos canais da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) e do ICMC TV USP na plataforma YouTube.

O workshop visa a dar a oportunidade de apresentar à sociedade todas as ações do Projeto “Implantação e gestão de uma plataforma de cidades inteligentes baseada em Internet das Coisas (IoT) para o município de Canaã dos Carajás”. O projeto possibilitará desde dispositivos de IoT, drones, sensores, infraestrutura de telecomunicações, até a aquisição de uma estrutura de computação de alto desempenho e um data center para a cidade.

Os equipamentos e insumos implantados pelo projeto irão atender a áreas como a da Saúde Pública, para aplicações em home care, monitoramento de doenças negligenciadas, telemedicina e segunda opinião médica; da Segurança Pública, com videomonitoramento por câmeras e drones e atividades de inteligência; da Educação, com a integração de sistemas e serviços da rede pública municipal, Educação a Distância e integração com o Polo Universitário de Canaã dos Carajás; e do Meio Ambiente, por meio do monitoramento de qualidade do ar, da água, mineração, poluentes e fatores impactantes oriundos de atividades dos projetos existentes ou em implantação na região.

“De uma maneira geral, essa plataforma é o que temos de mais evoluído para fins de desenvolvimento social. Tal tecnologia tem o viés de promover o  bem-estar social. A lógica aplicada é de que a cidade se adapte à realidade dos cidadãos, e não eles que se adaptem ao funcionamento da cidade. Esse é um projeto que muda o contexto social da cidade. É realmente inovador”, comenta o professor Renato Francês, coordenador da iniciativa.

Smart City - O propósito das chamadas smart cities é melhorar a qualidade de vida da população e manter o desenvolvimento econômico por meio de operações urbanas mais eficientes, amparadas por Internet das Coisas e inteligência artificial. O Projeto Smart City Canaã dos Carajás é a gênese do Projeto IARA (Inteligência Artificial Recriando Ambientes), uma rede nacional, coordenada pelo professor André Carvalho, do Instituto de Ciências Matemática e Computação da USP (ICMC/USP), que contempla 35 universidades brasileiras, 15 universidades estrangeiras, 98 pesquisadores, oito fundações estaduais de amparo à pesquisa, seis prefeituras e grandes empresas do setor privado.

Programação - No dia 4 de novembro, ocorre a abertura do evento, com a participação do prefeito de Canaã dos Carajás e do reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho. Em seguida, haverá a apresentação do Projeto Smart City Canaã dos Carajás, pelo professor Renato Francês, e a apresentação do Projeto IARA, pelo professor André Carvalho.

No dia seguinte, serão apresentadas as primeiras aplicações em Canaã dos Carajás, seguidas por dois painéis, com as temáticas: “O papel da sociedade no processo de definição das prioridades da cidade”; e “O papel das IFES que atuam na região na construção coletiva do projeto. Ao fim do evento, será apresentado o “ONovoLab”, uma iniciativa que visa colocar o Brasil no cenário de global de inovação. Toda a programação será transmitida a partir das 17h, nos canais da Unifesspa e do ICMC TV USP no YouTube.

1º Workshop Smart City Canaã dos Carajás: Desafios e Perspectivas

Data: 4 e 5 de novembro, virtualmente.

Horário: a partir das 17h.

A programação será transmitida pelos canais da Unifesspa e do ICMC TV USP na plataforma YouTube.

Evento gratuito e aberto a todos.

Mais informações sobre o projeto podem ser conferidas aqui.

Texto: Adams Mercês - Assessoria de Comunicação da UFPA