Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Progep promove seminário de apoio às campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul
Início do conteúdo da página

Progep promove seminário de apoio às campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul

  • Publicado: Sexta, 30 de Outubro de 2020, 21h23

saude em debate progep

A Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal irá realizar uma programação especial em alusão ao Outubro Rosa e ao Novembro Azul. A finalidade é reforçar a importância da prevenção do câncer de mama e do câncer de próstata. As inscrições no evento, que ocorrerá a partir das 9h do dia 11 de novembro, já estão abertas.

Denominado “Saúde em debate: homens e mulheres unidos na prevenção do câncer”, o seminário promovido pela Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida tem o objetivo de ofertar aos servidores uma concepção ampliada de saúde, com informações sobre os aspectos de risco para o adoecimento e sobre o enfrentamento da doença já instaurada.

“Uma das responsabilidades da Progep é fomentar o cuidado com a saúde dos servidores, principalmente no que tange às ações preventivas. Cuidar para que a doença ou não apareça ou não evolua é nosso principal foco, já que o adoecimento impacta diretamente a qualidade de vida das pessoas, por isso a importância dessa discussão. A incidência  do câncer de mama e de próstata ainda é elevada, e a Progep reconhece e enfatiza sua responsabilidade em disseminar informações, com qualidade e atualidade, com o intuito de orientar os servidores sobre a temática em questão”, ressalta a  diretora de Saúde e Qualidade de Vida, Bárbara Troeira.

Programação – O seminário terá início com a palestra “Colorindo o calendário”, ministrada por Pâmela Leão Viana, Cirurgiã Geral, Coloproctologista, chefe da Clínica de Cuidados Paliativos no Hospital Ophir Loyola, seguida pela apresentação de Arielly Rosa Dantas Furtado, Enfermeira Residente em Oncologia no Hospital Ophir Loyola, que abordará o tema ‘’A importância do autocuidado e dos exames diagnósticos para a prevenção e controle do câncer de Mama’’.

Logo após, ‘’O manejo psicológico frente ao adoecimento oncológico’’ será abordado por Letícia Martins, Psicóloga especialista em Oncologia, Cuidados Paliativos e Saúde Mental. O seminário será encerrado com a apresentação de Ana Carolina Palheta dos Santos, Assistente Social especialista em Oncologia e Cuidados Paliativos da Coordenadoria de Apoio Psicossocial no Trabalho - CAPT/UFPA, que vai falar sobre a ‘’Concepção Ampliada de Saúde e a interface com a regionalização do adoecer’’.

Como participar  - Para participar, é necessário que o servidor realize sua inscrição até o dia 10 de novembro, pelo Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIGRH) , seguindo o caminho Capacitação > Turmas > Consultar abertas. As palestras serão transmitidas por meio da plataforma Google Meet.

Serviço:

Seminário “Saúde em debate: homens e mulheres unidos na prevenção do câncer”

Dia 11 de novembro, às 9h

Programação

Inscrições SIGRH

Texto e arte: Assessoria Progep

registrado em:
Fim do conteúdo da página