Página inicial > Ultimas Notícias > Seminário interdisciplinar discutirá a história ambiental sob a ótica dos rios

Seminário interdisciplinar discutirá a história ambiental sob a ótica dos rios

• Publicado: Terça, 03 de Novembro de 2020, 15h56

SAHN 3

Para promover um espaço interdisciplinar de debates, sob a perspectiva da história ambiental, não apenas sobre a Amazônia, mas outras regiões também, entre os dias 24 e 27 de novembro irá ocorrer o 3º Seminário Amazônico de História e Natureza (SAHN). Organizado pelo Grupo de Pesquisa História e Natureza (CNPq/UFPA), esta edição será online e contará com a presença de pesquisadores do campo da história ambiental no Brasil e internacionalmente. As inscrições podem ser feitas pelo formulário online, até o dia 17 de novembro. Haverá certificação.

A temática norteadora do evento será "Rios de história", escolhida pela importância de discutir sobre os rios como agentes históricos e não apenas como cenário dos acontecimentos.

"O tema escolhido nos permite ampliar o debate sobre a importância desses caminhos fluviais não apenas no passado, mas para a sociedade atual. É fundamental que o tema do meio ambiente faça parte de forma efetiva dos estudos do campo da história. É importante ampliar nossa compreensão sobre o passado considerando a dimensão política do debate ambiental", explica o professor Wesley Kettle.

A ideia é oferecer ainda opções dinâmicas de divulgação científica por meio de discussões interdisciplinares sobre a área e fomentar novas pesquisas nesse campo. "Quando reunimos profissionais de diferentes áreas do conhecimento podemos produzir um estudo interdisciplinar e colaborativo que potencializa a compreensão mais ampla das questões sociais", ressalta Wesley Kettle.

Por esto motivo, o evento é voltado a todos os estudantes, professores e pesquisadores  não somente da área de História, mas também pesquisadores de outras áreas do conhecimento interessados nesse debate.

Inscrições - Para participar do evento é preciso se inscrever pelo Formulário online, até o dia 17 de novembro. O evento será de 24 à 27 de novembro, as palestras serão transmitidas pelo canal Historix no YouTube, e as apresentações de trabalho ocorrerão pelo Google Meet.

A inscrição é grátis para estudantes. Para quem deseja apresentar trabalhos e é profissional da área (atua em instituição de ensino universitário ou de pesquisa), a submissão pode ser feita até 10 de novembro e a taxa de inscrição é de R$ 40,00 (quarenta reais). Haverá certificação com carga horária de 20 horas para todos que atingirem 75% de frequência. Confira as normas do evento.

3º Seminário Amazônico de História e Natureza (SAHN)

Data: de 24 à 27 de novembro de 2020

Local:  Canal Historix no YouTube e apresentações de trabalhos via Google Meet.

Inscrições até 17 de novembro.

Submissão de trabalhos até 10 de novembro.

Texto: Maiza Santos - Assessoria de Comunicação da UFPA