Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Colóquio Virtual de Filosofia Contemporânea começa nesta quinta-feira, 5 de novembro
Início do conteúdo da página

Colóquio Virtual de Filosofia Contemporânea começa nesta quinta-feira, 5 de novembro

  • Publicado: Quarta, 04 de Novembro de 2020, 18h34

FAFIL GPFC UFPA

A partir desta quinta-feira, dia 5 de novembro, terá início a programação do I Colóquio Virtual do Grupo de Pesquisa Temático em Filosofia Contemporânea (GPFC), que abordará a temática “Filosofia e Contemporaneidade”. O colóquio será realizado durante todo o mês de novembro, uma vez por semana, às quinta-feiras, a partir das 16h. As transmissões serão realizadas pelo canal GPFC/UFPA na plataforma YouTube. Para se inscrever, basta acessar o formulário aqui.

O objetivo do Colóquio é apresentar os resultados de pesquisas realizadas pelos componentes do GPFC/UFPA de forma aplicada, ou seja, fazer uso dos aparatos críticos e conceituais da filosofia para problematização de temas específicos em uma perspectiva transdisciplinar, de modo a ressaltar a ideia da filosofia como um instrumento de análise e interpretação.

“O que desejamos é utilizar o aparato conceitual da filosofia para refletir e levantar questões específicas. Isso se diferencia das considerações fundamentalmente históricas ou hermenêuticas daquilo que os autores pensaram, que são muito tradicionais no Brasil. Não se trata de uma contraposição, mas de uma outra forma de mobilizar a filosofia como instrumento de reflexão que não se aparta das anteriormente mencionadas”, explica o professor Roberto Barros, coordenador do GPFC.

O evento é promovido pelo Grupo de Pesquisa Temático em Filosofia Contemporânea do Programa de Pós-graduação em Filosofia (PPGFIL), vinculado à Faculdade de Filosofia da Universidade Federal do Pará (FAFIL/UFPA).

Programação - A programação contará com mesas de apresentações compostas por três palestrantes, sendo estes membros do Grupo de Pesquisa e convidados de outras instituições. Cada apresentação terá, em média, de 30 a 40 minutos, com tempo adicional para debate. No momento do debate, será aberta a participação do público, que poderá enviar perguntas pela janela de comentários da live.

“A produção de conhecimento nunca se deu de forma isolada, muito pelo contrário. O isolacionismo sempre se mostrou como um grave obstáculo para o desenvolvimento e a expansão de ideias. Convidar colegas de outras instituições e centros para participarem deste evento piloto serve para termos um contato maior com outras abordagens, temáticas de pesquisas, autores, pesquisas e problematizações. A ideia é nos inserirmos propositivamente em debates interconectados”, finaliza o coordenador.

Serviço:

I Colóquio Virtual do Grupo de Pesquisa Temático em Filosofia Contemporânea

Datas: 5, 12, 19 e 26 de novembro

Horário: a partir das 16h.

Inscrições: gratuitas, via formulário on-line, aqui.

Transmissões pelo canal GPFC/UFPA no YouTube.

Texto: Adams Mercês - Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página