Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Casa de Estudos Brasil-África realiza seminário sobre movimentos de resistência da Afro-latino-américa
Início do conteúdo da página

Casa de Estudos Brasil-África realiza seminário sobre movimentos de resistência da Afro-latino-américa

  • Publicado: Quarta, 04 de Novembro de 2020, 18h48

 Afro latino américa 1

Para relembrar a história de luta dos africanos e seus descendentes na América Latina e no Caribe, nos dias 5, 7, 12 e 14 de novembro, irá ocorrer o Seminário "Afro-latino-américa: resistências e lutas contra a escravidão e pela igualdade". Organizado pela Casa de Estudos Brasil-África, que é vinculada à Pró-Reitoria de Relações Internacionais da UFPA (ProInter), o evento será on-line, pela plataforma Google Meet, e contará com a presença de especialistas de diferentes instituições. As inscrições são grátis e podem ser feitas pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Haverá certificação.

Durante o seminário, será possível constatar as semelhanças históricas e culturais existentes entre o Brasil e os demais países da América Latina e do Caribe. O intuito é produzir e divulgar conhecimentos sobre os povos do continente africano e a presença africana na história e na cultura do Brasil. O evento terá dois painéis: 'Insurreições e lutas políticas', no qual serão analisados fatos como a influência no Pará e na Região Amazônica. E o segundo painel é 'Cultura afrodescendente', em que serão abordados diferentes aspectos da cultura afro-brasileira e caribenha.

De acordo com o professor Dionísio Baró, diretor da Casa Brasil-África da UFPA, sendo a presença africana no Brasil parte de um processo histórico continental iniciado com a chegada dos africanos de maneira forçada à América, que contribuíram com seu trabalho, sua cultura e seu sangue para a formação das atuais nações, é possível ver o Brasil como parte de um conjunto de povos que tem processos históricos e caraterísticas comuns na cultura, na economia, nas religiões, nas lutas, nas resistências e nas aspirações dos escravizados e seus descendentes à igualdade total nas suas sociedades.

"As temáticas que serão discutidas no evento visam conhecer o aspecto da história do Brasil e dos demais povos da região que tem sido nada ou pouco divulgado, também para conhecer as raízes das atuais lutas pela igualdade entre todos os cidadãos e o fim das discriminações. É importante promover essas relações com pesquisadores de outras instituições para manter a pluralidade de visões sobre a história e a cultura, que é altamente enriquecedora. Para isso, a Casa Brasil-África tem estabelecido parcerias com especialistas de diferentes IES do Pará, do país e do exterior, especialmente do continente africano", explica Dionísio Baró.

Programação - O seminário será dividido em dois painéis. O primeiro, dedicado às insurreições e lutas políticas, será nos dias 5 e 7 de novembro. E o segundo irá tratar das diferentes formas de resistência nos âmbitos da cultura, nos dias 12 e 14 de novembro. Todas as temáticas contam com a participação de pesquisadores e especialistas, de todo o país, na área.

Na programação, serão debatidos assuntos como: A Revolução Haitiana - seus diversos impactos na América e na Europa; Guerras impressas e as reais no antigo Grão-Pará - a Gazeta de Lisboa e o movimento dos negros revolucionários nas fronteiras da Amazônia (1791-1817); A Balaiada (1839-1841) - perspectivas, táticas e estratégias da insurreição escrava na província do Maranhão; Um partido negro em Cuba (1908-1912) - reivindicações e massacre; Uma experiência política histórica afro-uruguaia - o Partido Autóctone Negro;  movimento negro brasileiro contemporâneo; ativismo negro e as abordagens contemporâneas;  teatro negro caribenho; cultura política no rap cubano; resistência racial - diálogos e máscaras na formação do gênero feminino; intolerância religiosa, racismo estrutural e violência contra as religiões de matriz africana.

Inscrições - Para participar do seminário, é preciso se inscrever pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. O evento será on-line via plataforma Google Meet. Os inscritos receberão um link para acessar o evento. Será entregue um certificado de 12 horas para todos os participantes.

Serviço:

Seminário "Afro-latino-américa: resistências e lutas contra a escravidão e pela igualdade".

Data: 5, 7, 12 e 14 de novembro de 2020

Hora: das 18h às 21h (nos dias 5 e 12)

          das 9h às 12h ( nos dias 7 e 14)

Local: plataforma Google Meet

Inscrições pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Texto: Maiza Santos - Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página