Página inicial > Ultimas Notícias > Acordo entre UFPA e Ecole du Monde Numerique irá possibilitar intercâmbio com dupla diplomação

• Publicado: Sexta, 06 de Novembro de 2020, 15h10

Dupla titulação frança

O Conselho Superior de Ensino Pesquisa e Extensão (Consepe) aprovou em reunião extraordinária, na última quarta-feira, 4, uma Proposta de Acordo de Cooperação Bilateral no âmbito do Intercâmbio de Estudantes com vistas à obtenção de duplo diploma entre a Universidade Federal do Pará (UFPA), por intermédio da Faculdade de Engenharia de Computação e Telecomunicações do Instituto de Tecnologia (FCT/ITEC) e da ESIEA – L’ESIEA, Ecole du Monde Numerique, Paris et Laval, França.

A proposta busca a promoção da internacionalização das atividades realizadas em ambas as instituições, bem como a mobilidade de seus alunos no âmbito da parceria. O acordo define as condições e as modalidades do intercâmbio de estudantes, que resultarão em dois diplomas, um da instituição de origem e um segundo, da instituição anfitriã.

O relator do processo, o pró-reitor de Ensino de Graduação, Edmar Costa, avalia que o acordo “cumpre com uma determinação importante da atual gestão, de elevar qualitativa e quantitativamente as iniciativas que levem à maior internacionalização, fomentando, articulando e administrando a cooperação da Universidade com outras instituições e nações”. Parecer acompanhado também pela pró-reitora de Relações Internacionais, professora Marília Ferreira.

A FCT/ITEC divulgará posteriormente os critérios de seleção e admissão de estudantes; o número de estudantes a serem admitidos; o programa de estudos detalhado, contendo as modalidades gerais do percurso para a dupla diplomação, assim como os percursos específicos para estudantes de cada instituição; a duração dos estudos; o controle dos resultados; bem como as informações sobre as despesas de escolaridade e custos e as condições para os estudantes (admissão, obtenção de dupla diplomação, entrega dos diplomas). O acordo terá duração pelo período mínimo de 5 anos.

Sobre a ESIEA – A L’ESIEA, Ecole du Monde Numerique, Paris et Laval, França, foi fundada em 1958 e atua na área de engenharia, sendo uma instituição de ensino superior localizada na cidade do Ivry-sur-Seine, França, perto do campus da Institut polytechnique des sciences avancées. Ela tem como Laboratórios e centros de investigação: Confiança e segurança Digital, Data Robotics Aprendizagem, Interações Digital Saúde Handicap, Arte e Pesquisa Digital.

Texto: Jéssica Souza - Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Reprodução Google