Página inicial > Ultimas Notícias > Aluna do Ensino Médio na Escola de Aplicação da UFPA é indicada ao prêmio da SBPC

• Publicado: Segunda, 09 de Novembro de 2020, 17h47

Foto 2 premio Carolina Bori

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) da Universidade Federal do Pará (UFPA) indicou, no último dia 31 de outubro, a estudante Ana Carolina Botelho Lucena, aluna do 3º ano do Ensino Médio da Escola de Aplicação da UFPA (EAUFPA), ao Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher”, categoria Meninas na Ciência, da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Entre agosto de 2019 e julho de 2020, Ana Carolina foi bolsista, pela UFPA, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (Pibic-EM) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), desenvolvendo o plano de trabalho “A morte como testemunho da vida: família e escravidão nos testamentos do Centro de Memória da Amazônia (Belém, Pará, c.1800-1850)”, sob a orientação do professor Daniel Souza Barroso, docente de História da EAUFPA.

Na carta de recomendação ao Prêmio, escrita pela professora Jane Felipe Beltrão (IFCH-UFPA), são destacadas a “criatividade e a boa aplicação do método científico” demonstradas por Ana Carolina Lucena no desenvolvimento do plano de trabalho. O relatório das atividades da bolsista, completa Jane Beltrão, enfatiza a pesquisa com documentos históricos manuscritos do século XIX “reproduzindo os textos originais, transcrevendo os trechos essenciais e destacando a sua relação com as categorias analíticas aprendidas nos textos que servem de suporte ao trabalho”. Além disso, conclui Beltrão, “como historiadora e antropóloga que sou, fiquei encantada, pois costumo ver essa elaboração nos trabalhos a partir da graduação, mas a nossa indicada tem 17 anos e está no ensino médio”.

Escola de Aplicação - A EAUFPA possui, atualmente, uma Coordenação de Pesquisa e Extensão (Copex) que fomenta a realização de projetos de ensino, pesquisa e extensão na Escola. A Copex fomenta a participação de toda a comunidade escolar nessas atividades, especialmente a dos alunos dos diferentes níveis de ensino oferecidos pela Escola de Aplicação, promovendo a integração do tripé ensino-pesquisa-extensão na unidade.

Segundo o coordenador de Pesquisa e Extensão da EAUFPA, professor Edilson dos Passos Neri Júnior, a indicação da estudante Ana Carolina Lucena ao Prêmio da SPBC “é de grande importância para toda a comunidade escolar, pois evidencia a qualidade da pesquisa desenvolvida no âmbito da Educação Básica, promove o interesse de nossas alunas na ciência e estimula o protagonismo delas na pesquisa”.

Sobre o prêmio - O Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher” está em sua segunda edição, com o tema “Meninas na Ciência”, e teve seu edital divulgado em setembro deste ano. O objetivo é contemplar uma estudande do Ensino Médio e outra da Graduação que tenham realizado pesquisas de iniciação científica com criatividade, boa aplicação do método científico e potencial de contribuição para a ciência no futuro. A indicação das alunas é feita pelas Pró-Reitorias de Pesquisa, Secretarias de Educação e organizadores de olimpíadas e feiras científicas de âmbito nacional. O anúncio das premiadas será feito no dia 15 de janeiro de 2021.

Texto e foto: Divulgação Propesp