Página inicial > Ultimas Notícias > IFCH realiza colóquio em comemoração aos 50 anos da aula inaugural de Foucault no Collége de France

• Publicado: Segunda, 09 de Novembro de 2020, 18h03

Discurso Foucault

O  “Colóquio 50 anos da Aula Inaugural - A ordem do discurso de Michel Foucault no Collége de France” será realizado nos próximos dias 11, 12 e 13 de novembro. O evento será virtual e  foi idealizado para marcar o quinquagésimo aniversário da aula inaugural proferida pelo  filósofo francês, por ocasião de sua posse como docente, no tradicional Collége de France, instituição de ensino francesa secular, no qual permaneceu até sua morte.

A iniciativa da realização do evento é do Grupo de Estudos Transversalizando, que reúne pesquisadores da Psicologia e da Filosofia no âmbito do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UFPA. O grupo é coordenado pela professora Flávia Silveira Lemos, docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia.

“Buscamos parceria com a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), o que nos permitiu ser as duas primeiras instituições/universidades a divulgar a realização de evento para celebrar a data deste legado extraordinário, que foi a aula de Foucault, por inúmeros desdobramentos que ela produziu, no mundo inteiro, nas mais diferentes áreas do conhecimento e para os movimentos sociais e políticas públicas”, informa Flávia Lemos.

Segundo a professora, ainda este ano, outras instituições de ensino e pesquisa do Brasil também terão eventos para marcar a passagem da data. As inscrições para o “Colóquio 50 anos da Aula Inaugural - A ordem do discurso de Michel Foucault no Collége de France” podem ser feitas aqui.

Programação – Serão três dias de programação com a realização de três  mesas em cada dia,  com a participação de estudiosos de Foucault de diversas universidades brasileiras , entre elas  a USP, UFPR, UFMG, UFRJ, UFG , Unimontes , Unicamp. Os palestrantes  convidados são docentes que   possuem redes de trabalho com a professora   Flávia Cristina Silveira Lemos e com o professor Ernani Chaves, pesquisadores da UFPA,  que mantêm décadas de estudos e parcerias em comum, a respeito do legado de Michel Foucault.

Abertura - O professor Ernani Chaves  fará a  conferência de abertura às 15h, do dia 11 , quando o  evento começará a ser  transmitido pelo YouTube por meio do canal Agenciamentos Contemporâneos, espaço virtual vinculado ao  Laboratório de Filosofia, Ciências Humanas e outros Sistemas de Pensamento da Unimontes. A transmissão foi viabilizada pelo professor Alex Fabiano Correia Jardim, docente do curso de Mestrado Profissional em Filosofia,  (Pro-Filo Unimontes), parceiro do evento.

A programação completa  pode ser acompanhada na mídia Facebook do grupo Transversalizando.

Foucault em Belém  -  O filósofo Michel Foucault esteve em Belém, nos anos  1973 e 1976. Em 1976,  visitou a  UFPA a convite do professor  Benedito Nunes. Os trabalhos de Foucault são importantes para todas as áreas, lidos e traduzidos em todo o mundo e têm grande repercussão nas análises dos documentos, das políticas públicas e dos movimentos sociais.

Os estudos de Foucault versam sobre sexualidade, prisões, manicômios, hospitais, clínica, biopolítica, biologia, história, direito, disciplina, poder, verdade, ética e literatura entre outros temas e conceitos. Na UFPA, além do IFCH por meio  da Psicologia e da Filosofia,  pesquisadores de outros Institutos, como ICED, IEMCI, ICA, ILC, Biologia, ICSA e ICJ têm grupos e projetos que  estudam o legado de Michel Foucault.

Texto e arte: Assessoria IFCH