Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto "Café e o Mercado" promove rodas de conversa sobre os desafios do mercado de trabalho

• Publicado: Segunda, 09 de Novembro de 2020, 18h13

Café e Mercado

A necessidade de ingressar no mercado de trabalho logo que saem de seus cursos deixa muitas dúvidas nos estudantes que estão se formando. Pensando em esclarecê-las, o Instituto de Estudos Costeiros (Iecos), com a Faculdade de Ciências Naturais (Facin) - Campus Bragança, irá iniciar as atividades do Projeto de extensão: Café e o Mercado. O projeto visa promover o diálogo com egressos do curso de Licenciatura em Ciências Naturais, sobre a inserção e os desafios enfrentados no mercado de trabalho, além de discutir as perspectivas futuras para profissionais da área.

Como se costuma dizer, o ingresso no mercado de trabalho marca o início da vida adulta, mas nem sempre significa encontrar o emprego dos sonhos ou a valorização conforme imaginado. Esse, na verdade, é um momento que pode  ser complicado na vida dos profissionais, pois a responsabilidade tende a ficar maior, assim como a cobrança por não possuírem a vivência que muitas empresas desejam ou por não encontrarem uma atividade que atenda às expectativas financeiras e de desenvolvimento profissional.

"Estas são marcas da regulação do mercado de trabalho pela economia: a questão da remuneração, a quantidade de vagas e a competitividade. Nossa expectativa com o Projeto "Café e o Mercado' é promover tal conhecimento para todos os estudantes de Ciências Naturais de Bragança e Santa Luzia do Pará", expõe o diretor da Faculdade de Ciências Naturais, Dioniso Sampaio.

De acordo com o diretor, embora existam diversas formas de atuar na profissão, achar o emprego certo, muitas vezes, pode ser um grande desafio para o profissional de Ciências Naturais. Por isso é importante buscar informações sobre novas carreiras e os respectivos cursos, e esse será um dos objetivos das entrevistas que serão realizadas com profissionais para o Projeto "Café e o Mercado".

"Essa experiência é importante, pois precisamos avaliar o comportamento do mercado de trabalho na área da Licenciatura e a vivência desses egressos. O curso é relativamente novo e é necessário discutir a consolidação do mercado de trabalho. É preciso também divulgar o curso para o público que ainda não o conhece, visando estimular a procura por ele nos próximos anos", afirma.

Café e o Mercado – O projeto terá início em novembro de 2020 e tem como público-alvo licenciandos em Ciências Naturais, professores e estudantes da educação básica. Ele irá funcionar por meio da realização de entrevistas com egressos do curso. Durante o período de isolamento social, as atividades serão postadas pelo Instagram, mas as entrevistas serão presenciais e gravadas na UFPA - Campus Bragança. O tempo de duração de cada entrevista será de 60 minutos. Os interessados devem ficar atentos, pois todo conteúdo será lançado diretamente no Instagram do projeto.

Texto: Gilberto Moura - Assessoria de Comunicação da UFPA