Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Alunos do Campus Altamira desenvolvem projeto voltado para a produção de mudas com material sustentável
Início do conteúdo da página

Alunos do Campus Altamira desenvolvem projeto voltado para a produção de mudas com material sustentável

  • Publicado: Terça, 10 de Novembro de 2020, 15h08

Enactus Altamira

Um time de estudantes do Campus Altamira, da Universidade Federal do Pará, está desenvolvendo um projeto voltado para a produção de mudas de forma mais sustentável e consciente no campo. O projeto, denominado Eco Xingu,  é voltado para a Agricultura Familiar e visa atender aos produtores rurais da região da Transamazônica e do Xingu.

O objetivo do projeto é substituir o uso dos sacos plásticos, utilizados nas produções de mudas, pela tecnologia dos eco-tubetes, que são feitos dos resíduos de garrafas PET. A tecnologia está em fase de desenvolvimento pelos estudantes e visa a uma produção de mudas mais sustentável, de baixo custo e livre de sacos plásticos, que, em sua maioria, causam poluição ao meio ambiente em razão do descarte incorreto.

Protótipo EcotubeteReconhecimento - O Projeto Eco Xingu foi um dos 15 selecionados no Prêmio Alimentação em Foco 2021, da Fundação Cargill. Com isso, os estudantes mentores da ideia foram para a semifinal do prêmio e receberão uma bolsa auxílio, além de mentorias para o acompanhamento do projeto até a seleção dos finalistas da competição.

O projeto também foi selecionado no Amazônia UP, programa de pré-aceleração de negócios sustentáveis da Amazônia, por meio do qual receberão mentoria e capacitações com especialistas em negócios com foco na Amazônia, para um melhor desenvolvimento e aprimoramento da ideia.

Time Enactus UFPA AltamiraOs estudantes que desenvolveram o projeto integram o Time Enactus Altamira, fundado no dia 15 de fevereiro de 2020. A equipe conta atualmente com 15 membros e uma professora conselheira. 

A Enactus é uma organização internacional sem fins lucrativos dedicada a inspirar os alunos a melhorar o mundo por meio da Ação Empreendedora. A rede global está presente em 37 países e envolve estudantes, professores e líderes executivos em prol do empreendedorismo e do impacto social positivo. No Brasil, são mais de 120 times presentes nas universidades brasileiras e mais de 200 projetos já realizados.

O intuito dos times de estudantes que fazem parte da rede é criar projetos que possam transformar a realidade de pessoas, as comunidades e o planeta. Os projetos também  contribuem com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) - Agenda 2030 da ONU. 

Para conhecer mais o Time Enactus do Campus Altamira, acesse as redes sociais Instagram e Facebook.

Texto e fotos: Time Enactus UFPA Altamira

registrado em:
Fim do conteúdo da página