Página inicial > Ultimas Notícias > Universidade inicia a Semana do Calouro 2017 com formato inovador

Universidade inicia a Semana do Calouro 2017 com formato inovador

• Publicado: Segunda, 17 de Abril de 2017, 21h00

Com um formato inovador, a Universidade Federal do Pará (UFPA) iniciou, na manhã desta segunda-feira, 17 de abril, a Semana do Calouro de 2017, com a realização da primeira Aula Magna. Destinado a estudantes de 31 cursos, das áreas de Ciências Exatas e da Terra e Engenharias e suas tecnologias, o evento ocorreu no auditório do Centro de Eventos Benedito Nunes (CEBN) e contou com a participação de autoridades acadêmicas, discentes e servidores da Universidade. A programação de boas-vindas incluiu orientações sobre esta nova etapa e apresentação cultural.

Inovação - A nova estrutura da Semana do Calouro, antes realizada no Ginásio de Esportes da Universidade, inaugurou uma forma diferente de recepcionar os estudantes, proporcionando mais intimidade e conforto aos calouros. “Nós dividimos os cerca de oito mil novos ingressantes em quatro grupos, este primeiro momento é direcionado à vocês, estudantes das ciências exatas e naturais e Engenharias. Quero dizer a vocês o que eu sempre digo quando recebo alguém na UFPA: Procurem a felicidade! Essa é a minha mensagem, sejam felizes aqui nesta Instituição”, declarou o pró-reitor de Ensino de Graduação, Edmar Costa.

Boas-vindas - Autoridades e representantes das pró-reitorias da Universidade felicitaram os estudantes presentes e compartilharam orientações sobre a vida acadêmica dos calouros 2017. Estiveram presentes no evento, o reitor Emmanuel Tourinho;  o pró-reitor de Ensino de Graduação, Edmar Tavares da Costa; o pró-reitor de Extensão,  Nelson José de Sousa Júnior; o pró-reitor de Ensino de Pesquisa, Rômulo Simões;  a pró-reitora de Planejamento, Raquel Trindade Borges;  e o pró-reitor de Administração,  João Cauby de almeida Júnior.  As Pró-Reitorias de Relações Internacionais (Prointer) e Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep) foram representadas, respectivamente, por Marília Ferreira e Cleide Raiol.

Formação - Após parabenizar os presentes, o reitor Emmanuel Tourinho discursou sobre a importância da UFPA no processo de formação dos estudantes. “Nós somos uma das mais importantes universidades brasileiras. Além de formar profissionais, nós procuramos formar cidadãos que compreendam o seu papel na sociedade, assim como a importância de sua atuação em favor de um projeto civilizatório, que nos dê orgulho, com o combate à desigualdade e preocupação com a inclusão social. É importante ressaltar nosso desejo de que uma boa parte da formação de vocês aqui dentro não esteja ligada somente à grade curricular do curso que vocês escolheram, vai além, está também na participação em diversas atividades que a Universidade oferece, como palestras, debates, seminários, em todos os campos de conhecimento”, assegurou.

Aula Especial - O momento principal da programação foi a palestra do professor doutor Luís Carlos Crispino. O docente da Faculdade de Física falou sobre alguns dos trabalhos que desenvolveu na Instituição. O professor  ministrou a Aula Magna com o tema "Dos pássaros planadores ao dirigível: Julio Cezar Ribeiro de Souza e a realização da Navegação Aérea".

O professor contou um pouco da história de Júlio Cezar, paraense e inventor do balão dirigível. Precursor da dirigibilidade aérea, ele se baseou no voo das aves planadoras, que observara em Belém, para criar seus balões. Um deles foi o Santa Maria de Belém, que media cerca de 50 metros de comprimento e 8 metros de diâmetro. Luís Carlos Crispino falou sobre os caminhos que levaram a essa realização e também sobre como o balão de Júlio Cezar foi plagiado pelos franceses Arthur Krebs e Charles Renard, que foram os primeiros a realizar um voo em circuito fechado em uma aeronave motorizada.

Homenagem - Um dos momentos mais significativos da palestra foi a menção a Eurico Ribeiro de Souza, bisneto de Júlio Cezar, que estava presente no evento. A presença de Eurico foi devido às diversas homenagens que seu bisavô recebeu após os esforços de alguns pesquisadores nacionais, entre eles o professor Luís Carlos Crispino, para que Júlio Cezar Ribeiro de Souza tivesse o devido reconhecimento por seus feitos.

Cultural
- A manhã terminou com algumas apresentações da Escola de Música da UFPA. O repertório incluiu canções de nomes como Lionel Richie, Cássia Eller e Kid Abelha, abrangendo estilos musicais diversos, como o rock nacional e o pop internacional. A apresentação terminou com a Marcha do Vestibular, de Pinduca, em homenagem aos calouros deste ano.

Para a caloura de Ciências Naturais, Lidiane Abadessa, o evento proporcionou um momento de acolhimento e descontração, fatores importantes para o início do ano letivo. “Achei tudo muito interessante, principalmente o conteúdo da palestra. Eu não sabia que o Júlio Cezar era paraense, foi uma descoberta sensacional. A apresentação cultural foi uma grande surpresa, as músicas foram muito bem interpretadas, uma ótima programação”, contou.

Texto: Edielson Shinohara e Ana Paula Castro - Ascom Proeg e UFPA
Fotos: Adolfo Lemos