Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Estudantes da Faculdade de Ciências Sociais ganham prêmio nacional na área de Antropologia
Início do conteúdo da página

Estudantes da Faculdade de Ciências Sociais ganham prêmio nacional na área de Antropologia

  • Publicado: Terça, 10 de Novembro de 2020, 17h00

Prêmio Lévi Strauss

Os alunos Elma Alves de Lima e Kleberson Almeida de Albuquerque, estudantes de Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal do Pará, foram vencedores do Prêmio Lévi-Strauss, uma premiação nacional oferecida bianualmente pela Associação Brasileira de Antropologia (ABA) a trabalhos de graduação. Eles foram premiados na modalidade videopôster, com o trabalho intitulado “Os desafios enfrentados por estudantes indígenas para a conclusão do ensino superior na Universidade Federal do Pará”, sob orientação da professora Michele Escoura. Acesse aqui para conferir o trabalho premiado.

A ideia de produzir o trabalho surgiu com a avaliação da disciplina Didática em Ciências Sociais, ministrada pela professora Michele Escoura, em 2019, na qual os estudantes foram provocados a buscar problemas relacionados aos desafios para aprendizagem na Universidade. Como haviam iniciado a disciplina discutindo acerca da educação indígena, Kleberson e Elma pensaram que seria importante buscar entender quais eram os desafios enfrentados pelos discentes indígenas. O formato adotado pela dupla para o trabalho foi a produção de um podcast.

“Agora mesmo, enquanto respondo essas perguntas, os povos indígenas estão lutando por direitos básicos, como o acesso à saúde, à educação, a demarcação de terras indígenas, o bem-estar social, político, cultural e econômico, bem como a resistência às violações destes direitos. E, mesmo quando eles conseguem, por meio de muita luta, garantir seus direitos que foram assegurados pela Constituição de 1988, ainda precisam lutar contra a ignorância, o preconceito e o racismo em um espaço onde deveriam se sentir valorizados e  ter a diversidade cultural respeitada”, afirma a discente Elma Lima.

Elma e Kleberson

Reconhecimento nacional - A ideia de submeter o resultado da pesquisa feita durante o curso de Ciências Sociais da UFPA em um evento nacional partiu dos próprios estudantes e foi prontamente acolhida pela docente. Para a professora Michele Escoura, o trabalho tem uma qualidade imensurável nos dados empíricos que os estudantes produziram e também apresenta uma problematização urgente e necessária, que precisava sair da sala de aula e alcançar novos espaços de divulgação e debate.

“Ao tratar dos desafios enfrentados por estudantes indígenas para a conclusão do ensino superior dentro da maior universidade da Amazônia, o trabalho coloca em diálogo diferentes campos disciplinares, como a Antropologia e a Educação, mas contribui também para a discussão das próprias políticas públicas de inclusão. É um trabalho sensível e cuidadoso, no qual é visível como o rigor acadêmico dos pesquisadores esteve intimamente ligado ao comprometimento deles, estudantes de Licenciatura em Ciências Sociais, na defesa do direito à educação pública, gratuita e de qualidade, que, agora, ganha o reconhecimento de sua importância até mesmo pela Associação Brasileira de Antropologia, sendo agraciado pelo principal prêmio nacional para graduandos da área”, pontua a orientadora.

Elma explica que, mesmo em um momento difícil para as universidades públicas, fazer pesquisa e ser reconhecida pelo trabalho feito é um ato de resistência. “Conseguir levar as  vozes desses estudantes indígenas a um nível nacional, e não apenas dentro de uma sala de aula, me faz ter a certeza que eu estou no caminho certo para me tornar a antropóloga que desejo ser”, pontua a estudante.

“Fiquei muito feliz em saber que nossa pesquisa pôde ter este reconhecimento, mas sei que a real importância está na denúncia de que ações precisam ser tomadas, para que se garanta aos discentes indígenas que seu espaço continue ocupado e suas vozes continuem ecoando nas universidades. Este prêmio, na verdade, é direcionado à resistência indígena, que, mesmo diante do racismo e dos demais problemas relatados na pesquisa, permanece e não se cala”, finaliza Kleberson.

Para conferir o podcast produzido pela dupla de pesquisadores, acesse aqui. Já para assistir à apresentação do trabalho ganhador do Prêmio Lévi-Strauss, clique aqui.

Texto: Adams Mercês - Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Arquivo pessoal

registrado em:
Fim do conteúdo da página