Página inicial > Ultimas Notícias > Sustentabilidade será tema de debate em webinário internacional

Sustentabilidade será tema de debate em webinário internacional

• Publicado: Terça, 10 de Novembro de 2020, 17h22

segundo seminario

No dia 12 de novembro, às 15h, a Pró-Reitoria de Relações Internacionais (Prointer) e o Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA), da UFPA, irão realizar o webinário “Management, Conservation and Sustainable Development Mechanisms through International Cooperation” (Mecanismos de gestão, conservação e desenvolvimento sustentável por meio da cooperação internacional). O evento é uma das ações do acordo de cooperação com a Western Michigan University (WMU) e será realizado em inglês. A transmissão irá ocorrer no canal da WMU International, e as inscrições podem ser feitas aqui. Haverá certificação pela WMU, em conjunto com a  UFPA.

O webinário visa promover uma efetiva cooperação internacional por meio do diálogo sobre uma temática que tem despertado o interesse global: a sustentabilidade. Para a UFPA, o tema é de grande importância, por estar  localizada justamente no epicentro da questão, a Amazônia. Durante o evento, professores e pesquisadores parceiros irão dialogar sobre os melhores mecanismos para conservação e desenvolvimento sustentável, ressaltando  como as parcerias internacionais podem contribuir para isso.

"Temos a compreensão de  que é estratégico promover encontros entre nossos professores/pesquisadores e estudantes e nossos parceiros internacionais para estimular atividades conjuntas. Neste evento, os convidados irão apontar as possibilidades e os novos desafios para que a cooperação internacional seja um importante fator de promoção da sustentabilidade. Todos eles têm uma ampla experiência na temática, então poderão apresentar exemplos de casos a partir de uma perspectiva multidisciplinar", afirma a pró-reitora da Prointer, Marília Ferreira.

Para a professora Maria Amélia Enríquez, diretora de Acordos Internacionais e Assuntos Estratégicos da Prointer, a qual mediará o evento, a ciência tem demonstrado, cada vez mais, que o mundo é todo interconectado, não apenas do ponto de vista das tecnologias de informação, mas também do prisma ecossistêmico. Alterações nos grandes biomas da Amazônia, da Floresta Boreal, das regiões glaciais, entre outros, têm efeito direto nos regimes hídricos, no clima e na vida de todo o globo, por isso precisam ter uma abordagem global, não só para entender sua dinâmica , mas também para propor as soluções.

Inscrição - O evento será realizado em inglês. Para participar, é necessário se inscrever por meio do formulário on-line. Após o tempo de exposição dos professores convidados, os participantes poderão realizar perguntas sobre a temática discutida. Haverá certificado de participação em evento internacional assinado pelas duas instituições, o que conta como atividade curricular complementar.

Webinário “Management, Conservation and Sustainable Development Mechanisms through International Cooperation

Data: 12 de novembro de 2020

Local: Canal da WMU International no YouTube