Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto de pesquisa disponibiliza curso on-line de geração de mapas digitais

Projeto de pesquisa disponibiliza curso on-line de geração de mapas digitais

• Publicado: Quarta, 11 de Novembro de 2020, 15h31

Google Maps Digitais

O Projeto de pesquisa "O uso da Cartografia em sala de aula e a Geoinformação como Tecnologia Assistiva de Inclusão Socioespacial" acaba de disponibilizar o curso gratuito de "Geração de Mapas Digitais com o Google". O curso está disponível on-line pela plataforma Sapium e é resultado de uma parceria do Núcleo de Meio Ambiente (NUMA), da Universidade  Federal do Pará, com a Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa).

O principal objetivo do projeto é contribuir no processo de ensino-aprendizagem da cartografia e das chamadas geotecnologias, além de auxiliar no entendimento do espaço geográfico, tendo em vista que a ausência dos conhecimentos cartográficos pode interferir na capacidade de leitura e de compreensão de mapas e de similares. Por este motivo, os tópicos do curso mostram ao participante como utilizar os recursos das plataformas do Google My Maps e do Google Earth, para a elaboração de dados vetoriais e a criação de mapas digitais, que podem ser disponibilizados na internet.

"Esperamos contribuir para o aprendizado do usuário de mapas para que este tipo de geotecnologia seja conhecido e melhore, de alguma forma, o próprio conhecimento do território que cada um ocupa", comenta o professor Christian Nunes da Silva (NUMA/PPGEDAM), que coordena a iniciativa.  O projeto também conta com a colaboração do discente de Licenciatura Plena em Geografia Ademar Gonçalves.

Além do curso "Geração de Mapas Digitais com o Google", o  projeto ainda oferecerá outras capacitações com a mesma temática, direcionadas para alunos de Graduação em Geografia e de áreas afins e para professores da educação básica e do ensino superior.

Para acessar o curso, clique aqui.

Texto e arte: Assessoria NUMA