Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto Amazônidas compartilha as experiências de profissionais de saúde atuantes na Amazônia paraense
Início do conteúdo da página

Projeto Amazônidas compartilha as experiências de profissionais de saúde atuantes na Amazônia paraense

  • Publicado: Quinta, 12 de Novembro de 2020, 18h22

amazonidas

Com o objetivo de divulgar informações relacionadas à saúde na região amazônica, especialmente baseadas nas experiências de profissionais que atuam na região paraense, a Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal do Pará (UFPA) criou o projeto de extensão "Amazônidas", que é coordenado pela professora Nádile de Castro e tem foco na produção de conteúdos digitais que podem ser compreendidos não somente pelos profissionais de saúde, mas também por todos os interessados nas temáticas debatidas.

De acordo com  Nádile de Castro, a expectative é que o projeto possa colaborar com a divulgação científica e proporcionar melhor comunicação com profissionais de saúde atuantes na Amazônia, promovendo, deste modo, a difusão de saberes e fazeres que envolvem a formação e a atuação em saúde.

"O conteúdo trabalhado no projeto envolve temas em que a construção perpassa pela saúde coletiva. A atual condição de emergência em saúde pública reafirmou a importância das tecnologias digitais em diversos formatos plataformas para agregar acessibilidade e alcance, pois permite que conteúdos que trabalham temas gerais dialoguem com o fator amazônico e sejam distribuídos para além da região amazônica, de modo a subsidiar discussões sobre a importância de considerar as peculiaridades regionais nas políticas para formação e atuação em saúde", afirma Nádile de Castro.

Inicialmente, os temas estão sendo abordados de modo geral e, conforme cronograma, seguirão as especializações da formação em saúde e enfermagem, baseadas nas diretrizes curriculares nacionais e nos diversos programas do Sistema Único de Saúde (SUS).

Plataformas de compartilhamento - Para executar as atividades e promover a propagação do conteúdo compartilhado pelos agentes de saúde, o Projeto Amazônidas utiliza multiplataformas digitais, entre elas: Instagram, YouTube, Facebook e plataformas de distribuição de áudio (Spotify, Google Podcast, Radio Public e Breaker), que possibilitam acesso livre e interativo e contribuem para o diálogo com os profissionais envolvidos e/ou convidados do projeto.

Lançadas todas às segundas, quartas e sextas-feiras, o projeto já disponibilizou 34 episódios no formato podcast e está organizando um programa de vídeo em parceria com a ABE - Secção Pará, previsto para ser lançado no final de novembro. Ainda serão divulgados outros formatos de conteúdos, como registros fotográficos, webséries e cartilhas digitais sobre as rotinas dos serviços de saúde e de profissionais do Sistema Único de Saúde.

A participação no projeto é feita por convite direto a profissionais de saúde, mas também pelo envio de conteúdos como fotografias e vídeos com depoimentos sobre temas da área da saúde para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo link disponível na página do Instagram.

Texto: Gilberto Moura – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página