Página inicial > Ultimas Notícias > Enegrecer a Amazônia: evento on-line propõe “outro olhar” sobre a região amazônica

• Publicado: Sexta, 13 de Novembro de 2020, 17h27

Amazônia Negra

Diante dos enfrentamentos políticos, ambientais, econômicos e sociais da atual conjuntura, no Brasil, o Grupo de estudo e pesquisa Nós Mulheres (Pela Equidade de Gênero Étnico-Racial), da Universidade Federal do Pará, realiza, pela primeira vez, o webinário “Amazônia Negra: imagens, narrativas e saberes em diálogo”, que ocorrerá integralmente no formato virtual, nos dias 8, 9 e 10 de dezembro.

O evento é voltado a pesquisadores, estudantes, ativistas, professores e interessados de modo geral em um debate crítico sobre a Amazônia e seus atravessamentos com as categorias sociais de diferenciação como gênero, raça, nacional/regional em trânsito na Améfrica Ladina (como nos ensina Lélia González) e nas Guianas para outras cartografias, do Brasil e do mundo.

O webinário busca promover uma interlocução de vozes de diferentes espaços da negritude amazônida, dialogando também com distintas frentes de pesquisa, estudo e militância nos processos de resistência e afirmação das identidades e ancestralidades negras em diáspora. Os movimentos negros são o eixo central, a partir de suas intelectualidades e contribuições críticas, no reconhecimento da heterogeneidade amazônida e os trânsitos ancestrais de mulheres e homens negros, cis e trans.

Programação - Para estabelecer essa interlocução, o I Webinário “Amazônia Negra: imagens, narrativas e saberes em diálogo” terá a participação de cerca de 20 pesquisadores, representantes da luta e defesa dos direitos humanos, de movimentos sociais e coletivos do Pará, do Rio Grande do Norte, do Amapá, do Maranhão, do Paraná, de São Paulo, da Bahia e de outros países como Moçambique.

Outro destaque na programação é a dramaturga, pesquisadora no campo das artes e uma das fundadoras do Centro de Estudos e Defesa do Negro do Pará (Cedenpa) Zélia Amador de Deus, que recentemente foi homenageada com o título de professora emérita da UFPA. Os debates serão totalmente virtuais nas plataformas oficiais do evento na internet.

Lançamento e-book - Após a mesa de abertura, prevista para as 9h30 do dia 8 de dezembro, será lançada ainda a ficção literária intitulada “Meu mundo! Eu, rio e Mar!”, escrita pela professora Mônica Conrado, com prefácio de Zélia Amador de Deus e posfácio de Benedito Medrado (docente∕UFPE). A obra será em formato e-book e poderá ser baixada gratuitamente após o lançamento.

O e-book narra a história de uma moça negra chamada Marina, que, da infância à vida adulta, sonhava em conhecer o mar. “Meu mundo! Eu, rio e Mar!” é o resgate de alguns escritos em forma de poesia guardados por muito tempo por Mônica Conrado – como resultado das inseguranças e incertezas causadas pelo racismo – que agora serão compartilhados com o mundo.

Sobre o Nós Mulheres - O Nós Mulheres foi criado, em 2008, com o objetivo de trazer a abordagem interseccional a partir das epistemologias negra e decolonial em estudos e pesquisas na Universidade Federal do Pará em nome da heterogeneidade de mulheres, homens negros amazônidas e de outras regiões do país, em parceria com os movimentos negros e de articulações de mulheres negras.

I Webinário “Amazônia Negra: imagens, narrativas e saberes em diálogo”

Data: 8, 9 e 10 de dezembro de 2020

Programação completa e inscrições gratuitas aqui

Transmissão on-line pelo canal do Youtube.

Haverá emissão de certificados

Texto e arte: Divulgação