Página inicial > Ultimas Notícias > Faculdade de Dança realiza mais uma edição do Seminário Internacional de Pesquisa em Dança

• Publicado: Sexta, 13 de Novembro de 2020, 18h22

Seminário Dança Larissa Ferreira por Erivan Morais

A Faculdade de Dança da Universidade Federal do Pará (Fadan/UFPA), com o apoio do Instituto de Ciências da Arte (ICA), da Escola de Teatro e Dança (ETDUFPA) e da Coacess (Coordenadoria de Acessibilidade da Saest), realizará, no período de 16 a 20 de novembro, o XIII Seminário Internacional de Pesquisa em Dança, com o tema “Corpo, presença e virtualidade: Desafios e dimensões do ensinar, pensar e fazer dança em rede”. O evento é coordenado pela professora doutora Waldete Brito e tem como objetivo fomentar a pesquisa e a produção do conhecimento acadêmico em Dança no Pará, além de promover um espaço de compartilhamento, apreensão e propagação do pensamento em dança produzido no ambiente acadêmico.

Em sua décima terceira edição, o evento amplia as discussões sobre a complexidade da Dança como área de conhecimento, por meio da promoção de diálogos entre artistas, estudantes, professores e pesquisadores da Dança e de áreas afins, sobre a condição do ensino, da pesquisa e do fazer artístico diante do contexto atual de pandemia. "O desafio e as adaptações estão postas e é tempo de buscar outros horizontes e seguir com as partilhas de conhecimentos em técnicas de ensino e aprendizagem. Mesmo em tempos de pandemia, é preciso seguir naquilo que nos é possível", esclarece a professora Waldete Brito.

Neste contexto, toda a programação será realizada on-line, transmitida pela plataforma Google Meet e em canal do Youtube.  Artistas, alunos de Dança, professores e interessados no ensino, na pesquisa e na criação no campo da docência em Dança irão participar do evento. As inscrições ultrapassam mais de 270 pessoas.

Programação - A programação está dividida em mesas, palestras, oficinas, diálogos em rede, poéticas caseiras e apresentações de trabalhos (comunicação oral e/ou performance artística). Toda a programação será realizada pela plataforma Doity, Google Meet e youtube, e o link de transmissão será disponibilizado em data próxima ao evento.

Entre as convidadas, estão as professoras Ivani Santana (UFBA), Larissa Ferreira (IFB), Ana Mundim (UFC), Melina Sanchez – Escola de Dança de São Paulo, Alejandra Ceriani da Universidade De La Plata (Argentina), Rosangela Colares (Semec),  Ana Flávia Mendes (UFPA) e Mayrla Andrade (UFPA). Este ano, o evento oferece ainda a oficina prática "Dança para crianças nas plataformas", que será ministrada pela Melina Sanchez e tem como objetivo partilhar processos de ensino de dança para crianças por meio das redes virtuais.

"A dança é a arte do contato físico. Contudo, quando o contato é subitamente reduzido, o corpo nas suas múltiplas inteligências encontra outras bifurcações criativas para seguir se reinventando em outras espacialidades. As experiências subjetivas no campo do ensino, da pesquisa e da produção em dança, quando partilhadas ganham outros contornos cognitivos, sensoriais, pedagógicos e estéticos. Nesta particularidade, o desafio é mergulhar nas plataformas digitais a fim de explorar tais recursos para fins didáticos", afirma Waldete Brito.

O seminário conta com a organização dos  professores Lane Krejcova, Saulo Silveira, Juan Silva,  e dos alunos bolsistas Wallesson Amaral, Juliana Duarte, Marcia Bittencourt, Samara Garcia, Thays Araújo e Luiz Henrique.

Serviços:

XIII Edição do Seminário Internacional de Pesquisa em Dança

Data: 16 a 20 de novembro

Hora: das 9h às 12h e das 18 às 21h.

Texto: Waldete Brito - Divulgação ICA
Foto: Erivan Moraes