Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Faculdade de Dança realiza mais uma edição do Seminário Internacional de Pesquisa em Dança
Início do conteúdo da página

Faculdade de Dança realiza mais uma edição do Seminário Internacional de Pesquisa em Dança

  • Publicado: Sexta, 13 de Novembro de 2020, 18h22

Seminário Dança Larissa Ferreira por Erivan Morais

A Faculdade de Dança da Universidade Federal do Pará (Fadan/UFPA), com o apoio do Instituto de Ciências da Arte (ICA), da Escola de Teatro e Dança (ETDUFPA) e da Coacess (Coordenadoria de Acessibilidade da Saest), realizará, no período de 16 a 20 de novembro, o XIII Seminário Internacional de Pesquisa em Dança, com o tema “Corpo, presença e virtualidade: Desafios e dimensões do ensinar, pensar e fazer dança em rede”. O evento é coordenado pela professora doutora Waldete Brito e tem como objetivo fomentar a pesquisa e a produção do conhecimento acadêmico em Dança no Pará, além de promover um espaço de compartilhamento, apreensão e propagação do pensamento em dança produzido no ambiente acadêmico.

Em sua décima terceira edição, o evento amplia as discussões sobre a complexidade da Dança como área de conhecimento, por meio da promoção de diálogos entre artistas, estudantes, professores e pesquisadores da Dança e de áreas afins, sobre a condição do ensino, da pesquisa e do fazer artístico diante do contexto atual de pandemia. "O desafio e as adaptações estão postas e é tempo de buscar outros horizontes e seguir com as partilhas de conhecimentos em técnicas de ensino e aprendizagem. Mesmo em tempos de pandemia, é preciso seguir naquilo que nos é possível", esclarece a professora Waldete Brito.

Neste contexto, toda a programação será realizada on-line, transmitida pela plataforma Google Meet e em canal do Youtube.  Artistas, alunos de Dança, professores e interessados no ensino, na pesquisa e na criação no campo da docência em Dança irão participar do evento. As inscrições ultrapassam mais de 270 pessoas.

Programação - A programação está dividida em mesas, palestras, oficinas, diálogos em rede, poéticas caseiras e apresentações de trabalhos (comunicação oral e/ou performance artística). Toda a programação será realizada pela plataforma Doity, Google Meet e youtube, e o link de transmissão será disponibilizado em data próxima ao evento.

Entre as convidadas, estão as professoras Ivani Santana (UFBA), Larissa Ferreira (IFB), Ana Mundim (UFC), Melina Sanchez – Escola de Dança de São Paulo, Alejandra Ceriani da Universidade De La Plata (Argentina), Rosangela Colares (Semec),  Ana Flávia Mendes (UFPA) e Mayrla Andrade (UFPA). Este ano, o evento oferece ainda a oficina prática "Dança para crianças nas plataformas", que será ministrada pela Melina Sanchez e tem como objetivo partilhar processos de ensino de dança para crianças por meio das redes virtuais.

"A dança é a arte do contato físico. Contudo, quando o contato é subitamente reduzido, o corpo nas suas múltiplas inteligências encontra outras bifurcações criativas para seguir se reinventando em outras espacialidades. As experiências subjetivas no campo do ensino, da pesquisa e da produção em dança, quando partilhadas ganham outros contornos cognitivos, sensoriais, pedagógicos e estéticos. Nesta particularidade, o desafio é mergulhar nas plataformas digitais a fim de explorar tais recursos para fins didáticos", afirma Waldete Brito.

O seminário conta com a organização dos  professores Lane Krejcova, Saulo Silveira, Juan Silva,  e dos alunos bolsistas Wallesson Amaral, Juliana Duarte, Marcia Bittencourt, Samara Garcia, Thays Araújo e Luiz Henrique.

Serviços:

XIII Edição do Seminário Internacional de Pesquisa em Dança

Data: 16 a 20 de novembro

Hora: das 9h às 12h e das 18 às 21h.

Texto: Waldete Brito - Divulgação ICA
Foto: Erivan Moraes

registrado em:
Fim do conteúdo da página