Página inicial > Ultimas Notícias > Grupo Santander apoia inclusão digital na UFPA

Grupo Santander apoia inclusão digital na UFPA

• Publicado: Segunda, 16 de Novembro de 2020, 17h06

santander universidades

Por meio de parceria entre o Grupo Santander Brasil e a Universidade Federal do Pará (UFPA), estudantes da instituição receberão chips com pacotes de dados móveis para facilitar e ampliar o acesso à Internet. A iniciativa vai ao encontro das políticas de inclusão digital que a UFPA tem implementado no contexto do Ensino Remoto Emergencial (ERE), aprovado pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) e em vigência desde setembro de 2020.

Ao todo, serão concedidos 80 chips com pacotes mensais de 5 GB, possibilidade de chamadas de voz ilimitadas para números fixos ou móveis de qualquer DDD, além de uso ilimitado e gratuito dos aplicativos WhatsApp, Internet Banking do Santander, Blackboard, Plataforma U-life e o Portal da Universia. Os pacotes ficarão disponíveis por seis meses para os estudantes contemplados. A concessão será estabelecida por meio do Convênio para Apoio ao Projeto Acadêmico de Acessibilidade Digital via Celular, assinado entre UFPA, Santander Universidades e Universia Brasil, edtech (empresa de tecnologia) do Grupo Santander.

Os estudantes interessados em receber o benefício precisam estar regularmente matriculados e inscreverem-se até o dia 11 de janeiro de 2021, aqui. Após o cadastro no site, a UFPA receberá os dados dos estudantes e fará a seleção dos contemplados, baseada nos critérios de vulnerabilidade socioeconômica. Os chips doados serão entregues nas residências dos estudantes selecionados a partir de fevereiro de 2021.

Anderson Pereira, CEO da Universia Brasil, declarou sobre o programa que prevê atender a estudantes de instituições parceiras em todo o país: “Há, no Brasil, alguns desafios para a educação nas universidades no contexto da pandemia, como a adaptação aos meios digitais e o acesso universal à Internet de qualidade. Nossa iniciativa colabora para minimizar os impactos causados por este momento”.

O professor Emmanuel Zagury Tourinho, reitor da UFPA, fala da importância da parceria na geração de oportunidades de formação aos estudantes e destaca a contribuição deste apoio no contexto do ERE na Instituição: “A inclusão digital é um grande foco das políticas de assistência estudantil da UFPA neste contexto de pandemia. A colaboração do Banco Santander, que já é parceiro da UFPA em outros programas voltados à inclusão, contribui para que um número maior de discentes seja alcançado”.

Em agosto deste ano, a Superintendência de Assistência Estudantil (Saest) lançou editais para concessão de auxílios de inclusão digital para que alunos matriculados em atividades acadêmicas no período de ensino remoto pudessem adquirir equipamentos e pacotes de dados móveis de internet, assim como tecnologias assistivas, no caso de estudantes com deficiência. Os auxílios já começaram a ser entregues aos discentes habilitados.

Parceria UFPA e Santander - A UFPA mantém um acordo de cooperação com o Grupo Santander Brasil, pelo qual várias ações conjuntas vêm sendo desenvolvidas. Um exemplo é o primeiro edital do Programa Ciência e Arte - Povos da Amazônia (SANTANDER/UFPA/UNICAMP), lançado em 2019. A chamada possibilitou que vinte estudantes da UFPA (indígenas, quilombolas, ribeirinhos e extrativistas) realizassem estágio na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com o objetivo de estimular a vocação para a pesquisa científica nas áreas de Artes, Ciências Humanas, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas e da Saúde e Tecnologia.

Outra experiência exitosa é o Programa Santander Universidades Bolsas Ibero-Americanas para Estudantes de Graduação, por meio do qual os estudantes selecionados podem realizar intercâmbio no exterior, a fim de complementar sua formação, interagindo com culturas estrangeiras e ampliando suas experiências pessoais e acadêmicas.

Texto: Divulgação
Arte: Mkt Ascom