Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Grupo Hindia debate a história indígena na Amazônia e os impactos da Covid-19 em povos nativos
Início do conteúdo da página

Grupo Hindia debate a história indígena na Amazônia e os impactos da Covid-19 em povos nativos

  • Publicado: Segunda, 16 de Novembro de 2020, 17h35

Ciclo de palestras Hindiginistas

Nesta terça feira, 17, o Grupo de pesquisa Hindia, da Universidade Federal do Pará (UFPA), dará início ao Ciclo de Conferências Hindianistas, que se estende até o dia 4 de dezembro de 2020. Coordenado pelos professores Márcio Couto e Karl Arenz, o projeto visa promover a divulgação de pesquisas sobre a história Indígena e debater os impactos da Covid-19 entre as populações nativas da Amazônia. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas diretamente aqui.

Além de ofertar o minicurso “A temática indígena nos quadrinhos", o grupo de pesquisa visa também desconstruir estereótipos sobre os povos indígenas, problematizar questões que envolvem políticas indigenistas implementadas pelo estado, questionar o silenciamento e o apagamento destes grupos na História do Brasil, nos manuais didáticos e em diversos espaços sociais, políticos e acadêmicos.

"A história indígena e do indigenismo, durante muito tempo, foi marginalizada pela historiografia, que acreditava que os ‘índios’ do Brasil não possuíam História. Por isso, além de ser uma excelente oportunidade para aprofundar debates e conteúdos importantes para a nossa área de conhecimento, essas pesquisas também têm a capacidade de desconstruir estereótipos sobre os povos indígenas", afirma o coordenador e professor da UFPA Márcio Couto.

Indígena nos quadrinhos - O Ciclo de Conferências Hindianistas será em formato on-line, remoto e síncrono, e os participantes, com o mínimo de 75% de participação, receberão um certificado de 40 horas complementares. Os interessados devem preencher o formulário de inscrição para participar do evento e receber o certificado. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo preenchimento do formulário on-line.

A programação do evento contará com atividades semanais de modo remoto, sendo quatro conferências ministradas por estudantes indígenas, pesquisadores e especialistas. As conferências abordarão diversos eixos de discussão sobre a história dos indígenas e do indigenismo na Amazônia e no Brasil. Será ofertado também um minicurso que abordará “A temática indígena nos quadrinhos”.  As conferências serão realizadas no turno da tarde, das 15h às 18h, e o minicurso acontecerá pela parte da manhã, das 9h às 12h.

As atividades serão desenvolvidas semanalmente, durante os meses de novembro e dezembro. A programação começará no dia 17 de novembro, com um Painel de Abertura apenas com expositoras mulheres indígenas que trabalham na área da saúde.

O HINDIA - É um grupo de pesquisa formado por professores e alunos da Universidade Federal do Pará, com o objetivo de estudar e desenvolver pesquisas sobre a história dos povos indígenas e das políticas indigenistas na Amazônia e na Pan-Amazônia.

De acordo com o coordenador, o GP-HINDIA tem sua importância não apenas pela relevância da temática, que trata de assuntos considerados fundamentais neste contexto de omissão com as populações indígenas, mas também pela responsabilidade social e pelo comprometimento dos pesquisadores indianistas em transpor os muros da Universidade, divulgando essas pesquisas com o objetivo de atingir diversos setores da sociedade.

"Acreditamos, primordialmente, que, para compor este debate conosco, devemos ouvir as vozes indígenas que lideram movimentos de luta dentro e fora da universidade", declara.

Serviços:

Ciclo de Conferências Hindianistas.

Data do evento: 17 a 4 de dezembro de 2020.

Hora: das 9h às 12h.

Plataforma de acesso: pelo YouTube

Para mais informações sobre a programação, entre em contato pelos e-mails Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Texto: Gilberto Moura - Assessoria de Comunicação da UFPA.
Arte: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página