Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto da Escola de Aplicação promove programação especial em alusão ao Dia da Consciência Negra
Início do conteúdo da página

Projeto da Escola de Aplicação promove programação especial em alusão ao Dia da Consciência Negra

  • Publicado: Terça, 17 de Novembro de 2020, 18h47

Projeto Cartografia

De 18 a 21 de novembro, o Projeto “Cartografia da Cultura Afro-Brasileira e Indígena”, da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (EAUFPA), irá realizar uma programação especial em alusão ao Dia da Consciência Negra. A programação, que será virtual, contará com debates, lançamento de livro e um show musical com a cantora Mariza Black. Para acompanhar as transmissões ao vivo, acesse o canal do Projeto na plataforma YouTube.

O objetivo do evento é promover o debate e a reflexão da importância do povo e da cultura africana na construção do Brasil. A programação também visa enfatizar as formas de combater o preconceito, discutindo e valorizando a presença negra na construção da sociedade brasileira.

“Formamos alunos que discutem e denunciam o preconceito da sociedade brasileira sobre a população negra do país. Os alunos afrodescendentes conseguem perceber seu valor, reforçam sua autoestima como negro, valorizando sua corporeidade. Já os alunos brancos e pardos constroem a consciência de que o racismo e toda e qualquer forma de exclusão são um crime contra a humanidade e passam a atuar contra essas práticas. Promovemos um ensino que valoriza a diversidade e reconhecem-na como um bem social”, explica Antônia Brioso, coordenadora do Projeto “Cartografia da Cultura Afro-Brasileira e Indígena”, da EAUFPA.

Dia da Consciência Negra - Instituído pela Lei 10.639, em seu artigo 79-B, e integrado ao calendário escolar, o Dia da Consciência Negra foi lançado nacionalmente em 1971 pelo Grupo Palmares de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Em novembro de 1978, o Movimento Negro Unificado (MNU) estabeleceu o Dia Nacional da Consciência Negra em 20 de novembro, data que remete à morte do líder negro Zumbi dos Palmares, símbolo nacional de luta e de resistência negra.

“Evocar o ‘20 de novembro’ significa manter viva, na memória dos brasileiros, a luta do povo negro contra a escravidão, à qual foram submetidos, e a permanência do racismo que os violenta cotidianamente. A data é um dia de denúncia da exclusão e do racismo estrutural da sociedade brasileira contra o povo negro e também de lembrar que a escravidão existiu, acabou há mais de um século, mas, ainda assim, permanece a exclusão social e econômica da população negra”, expõe a professora Antônia Brioso.

Projeto Cartografia - O Projeto de Extensão “Cartografia da cultura afro-brasileira e indígena: uma experiência de educação intercultural na 2ª série do ensino médio da EAUFPA” teve início em 2012 e, desde então, promove a iniciação científica de estudantes da Escola de Aplicação da UFPA, discutindo a questão étnico-racial brasileira.

Tem como seus objetivos centrais a educação para as relações étnico-raciais e o enfrentamento do racismo, da exclusão, do preconceito, da intolerância, da opressão e das desigualdades sociais em suas mais diversas manifestações dentro e fora do espaço escolar. Estruturado a partir de uma metodologia reflexiva e ativa, que possibilita o agenciamento de professores e estudantes, promove a transformação da mentalidade dos participantes, o protagonismo estudantil e a valorização e o respeito à diversidade étnico-racial, religiosa, de gênero e cultural de modo geral.

Serviço:

Semana da Consciência Negra da EAUFPA

Data: 18 a 21 de novembro

Horário: a partir das 17h

Transmissão via YouTube, pelo canal do Projeto.

Mais informações podem ser consultadas na página do Projeto Cartografia no Facebook.

Texto: Adams Mercês - Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação do Projeto

registrado em:
Fim do conteúdo da página