Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Hospital Barros Barreto realiza evento pioneiro no Pará sobre tratamento minimamente invasivo para varizes
Início do conteúdo da página

Hospital Barros Barreto realiza evento pioneiro no Pará sobre tratamento minimamente invasivo para varizes

  • Publicado: Quarta, 18 de Novembro de 2020, 13h49

HUJBB Foto Alexandre Moraes

De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 70% da população mundial é acometida pelas varizes, um problema que pode tanto incomodar  esteticamente quanto piorar a qualidade de vida do paciente. Para discutir técnicas menos invasivas para o tratamento das varizes, especialistas estarão reunidos nesta sexta-feira, 20, no Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB), que sediará o I Workshop de Escleroterapia Não Estética. O evento será transmitido on-line e contará com atividades teóricas e práticas, apresentando a técnica da inserção da espuma densa, um procedimento ambulatorial e minimamente invasivo para o paciente.  

O workshop inicia às 8h30, com uma aula expositiva sobre as técnicas mais comuns utilizadas no tratamento das varizes. Na parte da tarde, haverá a demonstração dos procedimentos de injeção de espuma densa para tratamento de varizes de classificação CEAP (clínica, etiológica, anatômica e patológica) avançada. Os procedimentos serão realizados em pacientes do ambulatório de cirurgia vascular do HUJBB, que foram referenciados via Sistema Único de Saúde (SUS) e aceitaram participar do evento. Após a inserção da espuma, os pacientes receberão meias de compressão e poderão continuar o tratamento clínico em casa.  

“O diferencial desse método é que ele é menos invasivo para o paciente, pois o procedimento é eminentemente ambulatorial, não necessitando de internação, permitindo, por conta disto, uma assistência ao maior número de pacientes”, afirma o coordenador do Serviço de Cirurgia Vascular do Barros Barreto, Vitor Guerreiro. Ele ressalta que o Hospital Barros Barreto é pioneiro no uso desse método em um hospital 100% SUS no Pará, sendo um dos poucos hospitais públicos no estado que oferece o tratamento via SUS.  

Para participar do evento, os interessados poderão acessar o link para a plataforma Microsoft Teams, que será disponibilizado no site do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh, no dia do evento.  

Sobre a Ebserh - Vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.  

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh. O Complexo Hospitalar da UFPA integra a Rede Ebserh desde outubro de 2015. 

Texto: Paola Caracciolo – Ascom do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh
Foto: Alexandre de Moraes

registrado em:
Fim do conteúdo da página