Hospital Barros Barreto realiza evento pioneiro no Pará sobre tratamento minimamente invasivo para varizes
De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 70% da população mundial é acometida pelas varizes, um problema que pode tanto incomodar esteticamente quanto piorar a qualidade de vida do paciente. Para discutir técnicas menos invasivas para o tratamento das varizes, especialistas estarão reunidos nesta sexta-feira, 20, no Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB), que sediará o I Workshop de Escleroterapia Não Estética. O evento será transmitido on-line e contará com atividades teóricas e práticas, apresentando a técnica da inserção da espuma densa, um procedimento ambulatorial e minimamente invasivo para o paciente.
O workshop inicia às 8h30, com uma aula expositiva sobre as técnicas mais comuns utilizadas no tratamento das varizes. Na parte da tarde, haverá a demonstração dos procedimentos de injeção de espuma densa para tratamento de varizes de classificação CEAP (clínica, etiológica, anatômica e patológica) avançada. Os procedimentos serão realizados em pacientes do ambulatório de cirurgia vascular do HUJBB, que foram referenciados via Sistema Único de Saúde (SUS) e aceitaram participar do evento. Após a inserção da espuma, os pacientes receberão meias de compressão e poderão continuar o tratamento clínico em casa.
“O diferencial desse método é que ele é menos invasivo para o paciente, pois o procedimento é eminentemente ambulatorial, não necessitando de internação, permitindo, por conta disto, uma assistência ao maior número de pacientes”, afirma o coordenador do Serviço de Cirurgia Vascular do Barros Barreto, Vitor Guerreiro. Ele ressalta que o Hospital Barros Barreto é pioneiro no uso desse método em um hospital 100% SUS no Pará, sendo um dos poucos hospitais públicos no estado que oferece o tratamento via SUS.
Para participar do evento, os interessados poderão acessar o link para a plataforma Microsoft Teams, que será disponibilizado no site do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh, no dia do evento.
Sobre a Ebserh - Vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.
A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh. O Complexo Hospitalar da UFPA integra a Rede Ebserh desde outubro de 2015.
Texto: Paola Caracciolo – Ascom do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh
Foto: Alexandre de Moraes
Redes Sociais