Página inicial > Ultimas Notícias > Faculdade de Educação comemora 66 anos do curso de Pedagogia com evento on-line na próxima segunda-feira, 23

• Publicado: Sexta, 20 de Novembro de 2020, 17h39

aniversário Pedagogia

Nesta segunda-feira, 23 de novembro, o curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará, vinculado ao Instituto de Ciências da Educação (ICED), irá completar 66 anos de existência, e, para celebrar a data, será realizado um evento on-line, com programação diversificada, que inclui conferências, mostra de talentos de professores, técnicos e estudantes, sorteio de livros e um ato em defesa da vida e da Educação Pública. O evento é aberto ao público e será transmitido pela plataforma YouTube.

A Universidade Federal do Pará foi a primeira instituição de nível superior a implantar o curso de Licenciatura Plena em Pedagogia no estado do Pará. Muitas ações marcaram a história do curso de Pedagogia, entre elas, destacam-se a interiorização do curso de Pedagogia, possibilitando a autonomia dos campi, a oferta do curso de Pedagogia da Terra e a mudança do Colegiado de Pedagogia para Faculdade de Educação (FAED).

Desde a sua criação, no ano de 1954, o curso tem exercido importante papel para a formação de professores, para a valorização profissional de educadores capazes de pensar, decidir, planejar e executar com qualidade as atividades educacionais em várias instâncias e níveis da Educação. Hoje, o projeto pedagógico proposto possibilita a formação de pedagogos capazes de atuar nos processos sociais e criar alternativas com potencial para enfrentar as problemáticas que emergem no campo educacional, dispondo-se a responder à necessidade de formação qualificada, em nível superior, dos docentes que desenvolvem trabalhos na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, na gestão e coordenação pedagógica e nas demais áreas em que sejam previstos conhecimentos pedagógicos.

“O curso de Pedagogia une-se à necessidade das especificidades locais e regionais, propondo uma formação articulada com os aspectos inovadores que se apresentam no mundo contemporâneo, buscando formar o pedagogo credenciado para atuar como docente, coordenador pedagógico e gestor em diferentes níveis de ensino e áreas, tais como: Educação Infantil, Ensino Fundamental e áreas que desenvolvem atividades com alunos tradicionalmente incluídos na categoria da educação especial, como jovens e adultos, indígenas e quilombolas”, afirma a professora Celi Bahia, diretora da Faculdade de Educação.

Programação 66 anos - O evento da próxima segunda-feira terá, pela manhã, a partir das 10h, um Ato em Defesa da Vida e da Educação Pública, com apresentação de vídeos e conferência com a professora Olinda Evangelista, da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), sob a temática “Educação como direito, educação é vida e em defesa da escola pública de qualidade e gratuita para todos e todas”. Em seguida, haverá o lançamento do movimento “Paulo Freire vive no ICED”.

A programação da tarde contará com cerimônia acadêmico-cultural a partir das 17h, com uma mesa de abertura, composta pelo reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, pelo vice-reitor, Gilmar Silva, pelas diretoras do ICED e da FAED, Selma Pena e Celi Bahia, respectivamente, pela presidente do Conselho Estadual de Educação, Betânia Fidalgo, entre outras autoridades e representantes docentes e discentes.

Após a mesa de abertura, haverá conferência com o professor Luiz Dourado, da Universidade Federal de Goiás (UFG), sob o tema “Universidade e formação de professores: retrocessos e resistências”. Entre a programação, haverá sessões com mostras de talentos dos professores, técnicos e alunos, depoimentos de pessoas ligadas à história do curso de Pedagogia e sorteios de livros. Será feita uma homenagem aos ex-diretores da FAED, e o encerramento da programação será realizado pela atual diretora e pelo atual vice-diretor, professor Salomão Hage, e contará com a participação especial do poeta da Amazônia e professor da UFPA, Paes Loureiro.

Evento virtual comemorativo aos 66 anos do Curso de Pedagogia da UFPA

Data: 23 de novembro

Horário: a partir das 10h, pela manhã, e das 17h, pela tarde.

Local da transmissão: plataforma YouTube.

Evento gratuito e aberto ao público em geral.

Texto: Adams Mercês - Assessoria de Comunicação da UFPA