Página inicial > Ultimas Notícias > Colóquio promove a divulgação de pesquisas na área de Educação

Colóquio promove a divulgação de pesquisas na área de Educação

• Publicado: Sexta, 20 de Novembro de 2020, 18h09

docência

Nos dias 25 e 26 de novembro, das 8h30 às 18h, o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED/ICED) da UFPA irá realizar o III Colóquio da Linha de Pesquisa “Formação de Professores, Trabalho Docente, Teorias e Práticas Educacionais”. O objetivo da realização é incentivar a pesquisa e a produção acadêmica na área da Educação. O evento será on-line, transmitido no canal Formação PPGED. As inscrições podem ser feitas aqui, até o dia 24. Haverá certificação.

O colóquio visa fomentar debates relacionados à linha de pesquisa, incentivando a produção científica existente nacional e localmente, no contexto das demandas atuais colocadas ao campo educacional. A programação será composta por mesas-redondas, painéis para divulgação de estudos e pesquisas, palestras e lançamento de livros. Serão debatidas temáticas como: Impactos da crise econômica e sanitária no trabalho docente; Desafios para a formação de professores; Intensificação do trabalho docente; Relação dos Organismos Internacionais e as Políticas de Formação e Profissionalização Docente.

"A importância da realização desses debates, em busca da melhoria e aperfeiçoamento da prática docente, é a articulação da produção teórica com a prática realizada em nossa região. Pretendemos avaliar o estágio atual da produção científica e das temáticas de pesquisa priorizadas. A ideia é socializar, com a comunidade acadêmica, em especial da área de educação, e com a comunidade educacional da região, as produções e as temáticas de pesquisa desenvolvidas e em desenvolvimento", afirmou o professor Benedito Ferreira, coordenador do evento.

Segundo o professor, o colóquio será realizado em um momento complexo e desafiador, no contexto da pandemia e da intensificação de ataques à educação pública, mas também de resistências e enfrentamentos, que incluem a elaboração crítica. Assim, a proposta é, nesse esforço de resistência, envolver professores e alunos da linha, em diálogo com a comunidade educacional.

Inscrição - Para se inscrever como ouvinte ou participante dos painéis, é preciso preencher o formulário on-line, até o dia 24 de novembro. As propostas de painéis serão feitas somente no âmbito interno da Linha de Formação de Professores, Trabalho Docente, Teoria e Práticas Educacionais. Todos os inscritos receberão certificado posteriormente.

Sobre o grupo - A Linha "Formação de Professores, Trabalho Docente, Teorias e Práticas Educacionais", desde 2015, realiza investigações voltadas a produções teórico-práticas acerca dos processos de formação e trabalho docente, visando à qualificação da ação educativa em instituições escolares. Atualmente é constituída por nove professores e 41 alunos de mestrado e doutorado.

Data: 25 e 26 de novembro de 2020

Local: Canal do YouTube Formação PPGED

Hora: das 8h30 às 18h

Mais informações no site do evento