Página inicial > Ultimas Notícias > 31ª edição do Seminário de Iniciação Científica ocorrerá de forma virtual a partir da próxima segunda-feira, 30

• Publicado: Quinta, 26 de Novembro de 2020, 18h04

Iniciação científica

Na próxima segunda-feira, 30 de novembro, terá início um dos eventos mais aguardados para a divulgação da ciência que é produzida dentro da UFPA: o XXXI Seminário de Iniciação Científica (Seminic). Este ano, em virtude das medidas de biossegurança impostas pela pandemia da Covid-19, o evento ocorrerá no formato virtual, até o dia 4 de dezembro, com conferências e apresentações de projetos realizadas por meio de lives, no Facebook e no YouTube da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp).

“O Seminário de Iniciação Científica é o evento mais importante de uma Instituição de Ensino e Pesquisa, pois os alunos são os protagonistas. É o momento de promover a exibição dos trabalhos realizados no ciclo de um ano, e o Programa Pibic é de grande importância, pois é o momento inicial para o aluno ter contato com a pesquisa e, a partir daí, desabrochar para o mundo da ciência e investigações”, comenta a diretora de Pesquisa da Propesp, professora Germana Sales.

O Seminic acontece anualmente e caracteriza-se como o grande momento, durante o qual os trabalhos de Iniciação Científica ganham o destaque e a atenção de todos. O objetivo é aproveitar este espaço para compartilhar com a comunidade acadêmica os resultados das pesquisas realizadas dentro da Universidade, demonstrar sua relevância e proporcionar aos pesquisadores o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido durante 12 meses.

“É também um momento de grande visibilidade para as pesquisas dos docentes, pois cada bolsista está inserido em um grupo de pesquisa, do qual o orientador é o líder, e, nesse cenário, os desdobramentos das investigações iniciadas pelo professor ganham evidência, pelo desenvolvimento do plano de trabalho do aluno de graduação. Isso é extraordinário!", ressalta Germana Sales.

A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, professora Iracilda Sampaio, destaca a importância da Iniciação Científica para a formação das novas gerações: "A Iniciação Científica é um passo importante na formação do aluno de graduação. Trata-se de uma oportunidade de consolidar conceitos acadêmicos, provocar a ética e o espírito crítico. Também é um mecanismo para a descoberta de talentos, oportunizando um caminhar mais sólido para a vocação profissional do aluno. A UFPA valoriza muito a Iniciação Científica e se preocupa em entregar para a sociedade profissionais aptos ao exercício de suas profissões e sabedores dos melhores caminhos a traçar na direção de estudos avançados de pós-graduação".

Programação – Como o XXXI Seminic será realizado todo no formato virtual, quem desejar acompanhar a programação, este ano, pode realizar inscrição até 30 de novembro e acompanhar todas as transmissões no Facebook e no canal do Youtube da Propesp. “Este é um momento muito especial, pois vamos experimentar uma maneira completamente inovadora para a realização do Seminário de Iniciação Científica e estamos com expectativas muito positivas”, pontua a professora Germana Sales.

O primeiro dia do seminário, 30 de novembro, contará com uma conferência de abertura realizada pelo professor Luiz Davidovich, presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e professor da UFRJ, que irá abordar o tema "Ciência no Brasil, história, realizações e desafios", a partir das 16h. A apresentação terá a mediação do professor Luis Carlos Bassalo Crispino (PPGF/UFPA/CNPq), vencedor da edição 2020 do Prêmio Ernesto Hamburger para Divulgação Científica em Física.

Nos dias seguintes, de 1º a 3/12, serão realizadas lives para a apresentação de pesquisas nas áreas de Ciências Exatas, da Terra e Engenharias; Ciências da Vida; Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes, além de  duas conferências por dia, encerrando as programações da manhã e da tarde.

Entre os temas abordados nas conferências, estão: “Estética do Processo Penal Cautelar”, pela professora Flaviane de Morais (PUC/UFMG); “A pesquisa na Educação Básica: os programas Pibic-Ensino Médio e Pibic-EBTT na UFPA”, pelo professor Daniel Souza Barroso (Escola de Aplicação da UFPA); “Serviços e Ecossistêmicos para uma Agricultura Resiliente e Sustentável”, pela professora Isabela Galarda Varassin (UFPR);  “A importância das ações afirmativas para o Pibic”, pela Jane Beltrão (PPGA/IFCH/UFPA); “A importância da Iniciação Científica nas pesquisas com patrimônio cultural para a Amazônia”, pela professora Thais Sanjad (PPGPATRI/ITEC/UFPA); e “A importância do Patrimônio Natural”, pela professora Maria Tereza Duarte Paes (Unicamp).

Confira a programação completa aqui.

XXXI Seminário de Iniciação Científica

Data: de 30 de novembro a 4 de dezembro de 2020

Inscrições para ouvintes até o dia 30 de novembro aqui

Programação completa

Plataformas de acesso: no Facebook e no YouTube da Propesp.

Texto: Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação Propesp