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Projeto Confronto de Ideias promove ciclo de aulas públicas sobre o apagão no Amapá

  • Publicado: Quinta, 26 de Novembro de 2020, 18h09

Apagão Amapá

O Projeto de Extensão Universitária Confronto de Ideias, vinculado ao Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Pará (IFCH/UFPA), realiza hoje, às 19h30, a segunda aula do #Ciclo de Aulas Públicas intitulado “Apagão do Amapá/Macapá e suas metáforas: Espanto, Sofrimento Social e Revolta Popular”. O ciclo é aberto à comunidade em geral, o acesso é gratuito e as atividades iniciadas seguem até o dia 2 de dezembro e podem ser acompanhadas pelo canal do projeto no YouTube. Para quem deseja receber os certificados de participação, é necessário se inscrever por e-mail.

O Ciclo de Aulas Públicas busca possibilitar que estudiosos, especialistas do setor elétrico brasileiro e figuras que atuam na defesa das políticas públicas do setor, como também cientistas sociais e ativistas de lutas sociais possam conversar com os estudantes e com o público em geral, para esclarecer as causas técnicas, políticas e as consequências sociais do apagão ocorrido no estado do Amapá, no dia 3 de novembro, causado pelo incêndio de um transformador em uma subestação de energia elétrica na capital, Macapá. Em virtude do ocorrido, a população, além de ficar vários dias sem luz, água e comunicação, foi submetida a um regime rigoroso de racionamento de energia, que durou até a última segunda-feira, 23 de novembro.

O sinistro, que também veio acompanhado da falta de fornecimento regular de água potável, gerou uma crise geral de abastecimento em diversas cidades e, particularmente, nos bairros da periferia de Macapá, com a majoração de preços de produtos básicos, como água potável, velas e alimentos de consumo popular. Sem a possibilidade de conservação dos alimentos, a população ainda se viu obrigada a ir diariamente a feiras e a mercados populares para comprar alimentos, o que favoreceu a ocorrência de aglomerações e o agravamento dos casos de contágio da Covid-19, tanto na capital quanto no interior. 

“É preciso que a população amazônica seja devidamente esclarecida do que aconteceu efetivamente no Amapá, do que está acontecendo em outros estados e do que pode vir a acontecer em termos de precariedade e colapso no fornecimento de energia de uso doméstico e econômico no Brasil. Outro objetivo do evento é discutir as alternativas energéticas para a nossa região e o nosso país, como é o caso da energia fotovoltaica, mais conhecida como energia solar. É preciso que fique claro para a sociedade o porquê de uma região solar como a Amazônia não adotar essa fonte de energia em larga escala para moradias, prédios e instituições públicas, por exemplo, e como isso pode ser feito”, afirma a professora Marly Gonçalves da Silva, da Faculdade de Ciências Sociais, idealizadora e organizadora do ciclo e coordenadora do Projeto Confronto de Ideias.

Programação – O debate teve início com a temática “Apagão: um problema da privatização e mercantilização do setor elétrico brasileiro?”, na tarde de ontem. Já, hoje, quinta-feira, 26, a aula terá como questão “Como a energia solar pode contribuir para a segurança energética do Amapá?”. 

A programação seguirá até o dia 2 de dezembro, com temas variados, como: “A situação social das classes populares atingidas pelo apagão e pela pandemia”, na sexta-feira (27); “Apagão e projeto privatista: o caso da  Caesa e da Cosanpa  no contexto da Lei 14026/2020, ou novo marco regulatório do saneamento básico”, no sábado (28), a partir das 16h; “Política pública de energia solar no Brasil: avanços, possibilidades e limites”, na segunda-feira (30); “ “O apagão e sua metáfora política: Brasil/Amapá nas encruzilhadas das eleições 2020”, terça-feira dia 1º,  e  a “A revolta popular da cidade, a repressão e a eleição...”, na quarta-feira (2).

Vários professores, pesquisadores, estudantes, grupos de Estudo e de Pesquisa foram convidados a participar, como o Grupo de Estudos e Desenvolvimento de Alternativas Energéticas-Gedae da UFPA, Grupo de Economia de Energia da UFRJ, Instituto Ilumina, Grupo Temático Energia e Ambiente da Associação Nacional de Pós-Graduação em Ambiente & Sociedade-ANPPAS, Sindicatos de classe dos Engenheiros e Urbanitários, entre outros.

Serviço:

#Ciclo de Aulas Públicas sobre o apagão no Amapá

Horário: tdias de samana, às 19h30 , sábado: às 16h 

Data: de 25 de novembro a 2 de dezembro

Local das transmissões: canal do projeto na plataforma YouTube.

Evento gratuito e aberto a todos.

Programação completa aqui.

Para receber certificados de participação, é necessário se inscrever no e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Texto: Adams Mercês - Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Reprodução Google

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