Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto do Campus Altamira oferta atendimento psicológico gratuito à comunidade acadêmica

• Publicado: Segunda, 30 de Novembro de 2020, 18h20

Pases

No momento atual, em que as rotinas foram afetadas e as pessoas tiveram que aprender a conviver com mudanças não esperadas, ocasionadas pela pandemia de Covid-19, muito se tem falado sobre a importância do cuidado com a saúde mental para a adaptação às novidades. Com o objetivo de auxiliar a comunidade acadêmica nesse cuidado da saúde mental, o  Projeto de Assistência Estudantil e Assessoramento Pedagógico (Pases) tem oferecido atendimento psicológico a estudantes, a docentes e aos demais funcionários do Campus Altamira da UFPA.

Criado, em 2013, pela professora e ex-coordenadora Regina Celi Castro, o projeto mostrou-se ainda mais importante para o atual momento de altas demandas emocionais emergenciais. Coordenado atualmente pela professora Priscilla Bellard Mendes de Souza, doutora da Faculdade de Educação do Campus Altamira (FAE), o Pases conta também com a participação da professora da Faculdade de Medicina (Famed) e médica psiquiatra Érika Fernandes Costa Pellegrino, de quatro psicólogas colaboradoras, Alanny Celerino, Aline Lima, Domênica Chaves e Mariany Thais Costa, e de duas discentes do curso de Pedagogia, Joana Anunciação e Renara Carvalho.

“Neste contexto de pandemia, em que toda a comunidade acadêmica já manifesta desconforto diante da mudança de vida e de rotina, as implicações de um projeto como o Pases têm fundamental importância. Há demandas que já estão sendo caracterizadas como decorrentes do atual contexto, como quadros ansiosos e depressivos, uma vez que a ausência da rotina e clima universitários são fatores de risco para o desencadeamento desses sintomas”, explica a coordenadora do projeto, professora Priscilla Bellard.

Atendimento – O atendimento do Pases ocorre por demanda espontânea, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. No atual contexto da pandemia de Covid-19, os atendimentos são feitos de preferência por videochamada, mas também presencialmente, quando possível. Após o primeiro atendimento, a profissional avaliará as necessidades do paciente quanto ao acompanhamento psicológico e à necessidade de avaliação psiquiátrica, sendo, então, realizado o encaminhamento devido à equipe do Pases.

“O Pases é de grande valia para a prevenção ao adoecimento psicológico e cuidados quando este adoecimento ocorre, uma vez que o adoecimento psicológico é um fator de risco à evasão educacional e à própria vida”, expõe a coordenadora do projeto, Priscilla Bellard.

Além dos atendimentos clínicos individuais, o projeto também promove palestras que envolvem temas direcionados à saúde mental. Hoje, o Pases já contabiliza mais de 200 atendimentos, entre pedagógicos, psicológicos e psiquiátricos. Para quem desejar agendar atendimento, as consultas podem ser marcadas pessoalmente ou por meio dos telefones (91)98022-2850 e (93)99155-1089, assim como pela página do Pases no Facebook.

Atendimento Pases

Telefones: (91)98022-2850 ou (93)99155-1089

Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Local do atendimento presencial: Campus I da UFPA - Campus Altamira

Texto: Gilberto Moura - Assessoria de Comunicação da UFPA