Página inicial > Ultimas Notícias > Segunda edição do Workshop de Engenharia Biomédica irá reunir estudos e pesquisadores de todo o Brasil

• Publicado: Segunda, 30 de Novembro de 2020, 18h25

WEBio

Com o objetivo de compartilhar o conhecimento produzido dentro dos grupos de pesquisas de Engenharia Biomédica, entre os dias 9 e 11 de dezembro, pesquisadores, estudantes e profissionais da área irão se reunir para a segunda edição do Workshop de Engenharia Biomédica (WEBio) da UFPA. A programação do evento contará com palestras, dinâmicas de interação e apresentação de trabalhos.

“Pretende-se, com a realização do Workshop, aumentar o conhecimento entre os grupos que trabalham dentro da área de Engenharia Biomédica, promovendo maior visibilidade das atividades que são desenvolvidas, não só pela UFPA, mas também por empresas e por outras instituições de ensino e pesquisa da região, oportunizando a colaboração mútua entre as instituições, explica Isabela Marques Miziara, professora da Instituição, que compõe o grupo responsável pela organização do evento.

Como forma de aproximar palestrantes e participantes, foram criadas várias estratégias de interação; entre elas, destaca-se a implementação de um jogo de perguntas e respostas, que estará disponível durante as sessões de todo o evento. No final do Workshop, aquele que conquistar a maior pontuação será premiado. Além disso, será premiado o trabalho apresentado com maior destaque científico, com votação de todos os participantes do evento.

Segundo as professoras Maria da Conceição Fonseca, Isabela Miziara e Adriana Garcez Castro, que compõem a equipe organizadora do evento, essas estratégias serão importantes não somente por facilitarem a interação, mas também, principalmente, por serem capazes de ajudar no processo de ensino-aprendizagem, especialmente em um momento de muitas dificuldades de socialização em virtude do contexto atual.

O WEBio é um evento organizado por alunos e por professores do Curso de Engenharia Biomédica da UFPA, e conta com o apoio do Projeto e-BioMedical, do Ramo Estudantil IEEE UFPA, do Grupo IEEE Mulheres na Engenharia UFPA e da Empresa Júnior de Engenharia Biomédica, Zaffiro Engenharia.

Vantagens do formato virtual - Para a professora Maria da Conceição, o período de pandemia forçou a organização do evento a procurar ferramentas digitais. Contudo a realização da segunda edição do Workshop sob o formato remoto possibilitou a participação de alunos, pesquisadores e profissionais de todo o país, que, possivelmente, não poderiam comparecer presencialmente.

“Apesar de tudo, estamos esperando um brilhante evento, com participantes em espírito de cooperação e motivados a proporcionar uma maior interação e troca de conhecimento. Verdadeiramente, acreditamos que o Workshop será um sucesso, ainda melhor do que o primeiro, que já foi muito bom”, completa.

Inscrições - Interessados podem se inscrever como ouvintes, até o dia 8 de dezembro, por meio de formulário disponível aqui. Já para aqueles que desejam apresentar trabalhos, a inscrição vai até o dia 7 de dezembro, aqui. A taxa de inscrição para ambas as modalidades é de 15 reais, e o comprovante de pagamento deve ser enviado para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. O valor da taxa será convertido em premiações e em doações de itens de higiene, destinados aos pacientes do Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB).

Os expositores podem apresentar trabalho dentro de oito eixos temáticos: Instrumentação Biomédica; Controle Aplicado à Engenharia Biomédica; Biomecânica; Reabilitação e Tecnologias Assistivas; Neuroengenharia; Processamento de Sinais e Imagens Biomédicas; e Inteligência Computacional.

II Workshop de Engenharia Biomédica

Data: 9 a 11 de dezembro

Local: evento on-line

Organização: Curso de Engenharia Biomédica da UFPA