Página inicial > Ultimas Notícias > Divulgada tese vencedora da 7ª Edição do Prêmio Professor Benedito Nunes

Divulgada tese vencedora da 7ª Edição do Prêmio Professor Benedito Nunes

• Publicado: Terça, 01 de Dezembro de 2020, 13h28

30.11.2020 Prêmio Benedito Nunes Foto Alexandre de Moraes 5

“Traquitanas cênicas – saberes teatrais e artes de pesca: A decolonização do cenotécnico no Teatro Cacuri”, de Walter Chile Rodrigues Lima. Esta é a tese vencedora da sétima edição do Prêmio Professor Benedito Nunes, da Universidade Federal do Pará (UFPA), que, a cada dois anos, premia teses nas áreas de Letras e Comunicação (ILC), de Ciências da Arte (ICA) e de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Instituição. A cerimônia de premiação será on-line, na sexta-feira, 4 de dezembro, às 16h, com transmissão ao vivo pelo canal no YouTube da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, unidade responsável pela promoção do prêmio.

O vencedor desta edição, Walter Chile, é docente do Instituto de Ciências da Arte, na Escola de Teatro e Dança da UFPA (ETDUFPA), e defendeu sua tese no Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais da Universidade de Aveiro, Portugal. A pesquisa teve orientação da professora Maria Manuel Rocha Teixeira Baptista, do Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro, e coorientação da professora Wladilene de Sousa Lima, do Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGArtes-ICA-UFPA).

A tese apresenta uma investigação teórica e empírica que tem por objetivo articular os saberes das artes de pesca do Norte do Brasil e do centro-sul de Portugal, com os Estudos Teatrais, particularmente no campo da cenografia e cenotécnica. Como resultado, a pesquisa traz o projeto de um novo espaço dramatúrgico, no qual traquitanas cênicas (artefatos ou maquinários) da arquitetura teatral são elaboradas para visibilizar múltiplos sujeitos da cena. Por meio do uso de tecnologia de projeto e vídeo, a pesquisa premiada apresenta ainda a modulação de uma maquete, em 3D, do Teatro Cacuri, inspirado nas artes de pesca típicas da Amazônia, em que uma estrutura circular e uma reta são utilizadas de modo estratégico para capturar os peixes pelas forças das correntes de maré. A forma do cacuri foi associada pelo pesquisador às antigas especialidades dramáticas das arenas gregas e romanas, a fim de modelar um teatro próprio para a região.

30.11.2020 Prêmio Benedito Nunes Foto Alexandre de Moraes 6Anúncio do resultado - O reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, recebeu o resultado do prêmio na segunda-feira, 30 de novembro, por parte de membros da Comissão Julgadora da premiação, os professores Agenor Sarraf, do IFCH, e John Fletcher, do ICA, além da pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Iracilda Sampaio (Propesp), e da diretora de Pesquisa, Germana Sales. A Comissão Julgadora também tem a participação da professora Valéria Augusti (presidente) e de Carlos Augusto Pantoja, ambos do ILC.

“A tese de doutorado de Walter Chile apresenta excelência em todos os aspectos dignos de mérito de uma pesquisa acadêmica, quais sejam inovação quanto ao objeto de pesquisa, rigor metodológico, consistência teórica, diálogo pertinente entre o repertório teórico e as fontes de pesquisa. Para além disso, a tese amplia as perspectivas analíticas dos estudos de teatro, implodindo os paradigmas basilares que, até então, serviriam para a construção cenotécnica. O projeto de um Teatro Cacuri inspirado nas histórias e nos saberes locais do mundo da floresta e das águas amazônicas renova e democratiza o acesso às artes dramáticas, porque traz, em sua matriz de criação, o nomadismo e a adaptabilidade em territórios locais e globais”, diz o parecer da Comissão Julgadora.

Originalidade - Emmanuel Tourinho destacou a função social e cultural singular do Prêmio Professor Benedito Nunes e afirmou que a premiação traz visibilidade e reconhecimento à produção científica na Amazônia. “Fico feliz em saber que a tese vencedora desta edição é inovadora e dialoga com a realidade amazônica de forma criativa e original”. O reitor é quem vai entregar simbolicamente, na cerimônia on-line, a ocorrer no dia 4 de dezembro, o certificado e a premiação de um bônus de R$ 5 mil ao vencedor e às orientadoras, além da indicação de publicação da tese pela Editora da UFPA (ed.ufpa).

Walter ChileOrgulho - “Eu recebo esta premiação com muita alegria, pois significa o reconhecimento de um trabalho de uma década de pesquisas com o objetivo de propor uma tipologia própria para o teatro na região amazônica. Além disso, o prêmio traz visibilidade para saberes historicamente silenciados por processos coloniais de dominação, que são os saberes tradicionais do nosso povo ribeirinho, pescadores, lavradores, seringueiros. No caso específico do Teatro Cacuri, são os saberes da pesca artesanal e de resistência praticada por homens e mulheres pobres das adjacências amazônicas e das regiões Norte do Brasil e centro-sul de Portugal”, declara Walter Chile. O pesquisador se autointitula ribeirinho proveniente das famílias que migraram dos furos Maracapucu, das ilhas de Abaetetuba, no Pará, e sente-se honrado em propor uma arquitetura teatral que se adapta à cultura da região e valoriza-a.

Esta edição do Prêmio Professor Benedito Nunes também classificou, em segundo lugar, a tese Escravidão de origem africana em Belém: um estudo sobre demografia, mestiçagem, trabalho e liberdade (C.1750-C.1850), do IFCH, de autoria de Bárbara da Fonseca Palha e orientação do professor José Maia Bezerra Neto; e, em terceiro lugar, a tese Língua como linha de força do dispositivo colonial: os Gavião entre a aldeia e a universidade, do ILC, de autoria de Flávia Marinho Lisboa, orientada pela professora Ivânia dos Santos Neves.

Cerimônia de entrega do Prêmio Professor Benedito Nunes 2020
Data: 4 de dezembro