Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto de extensão realiza ações para melhorar a comunicação entre pacientes, familiares e profissionais de saúde
Início do conteúdo da página

Projeto de extensão realiza ações para melhorar a comunicação entre pacientes, familiares e profissionais de saúde

  • Publicado: Terça, 01 de Dezembro de 2020, 15h48

Projeto Comunicação HUJBB

Para promover uma comunicação mais eficiente entre pacientes, familiares e profissionais de saúde, o Projeto de extensão "Quem não se comunica, se trumbica", da Faculdade de Enfermagem da UFPA, realizará uma ação de conscientização no Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB). A ideia é realizar estudos e análises para que seja possível aperfeiçoar a relação entre os diversos grupos que frequentam o ambiente hospitalar.

O projeto surgiu pela demanda de protocolos de segurança do paciente que integram a assistência à saúde prestada em hospitais, segundo a Portaria do Ministério da Saúde (MS), que visa ao monitoramento e à prevenção de danos, na busca de uma assistência de qualidade. Para isso, foi realizada uma pesquisa de satisfação entre pacientes, com o objetivo de conhecer como estão o atendimento e a qualidade da comunicação entre as partes. 

“A comunicação na saúde é estratégia básica para a humanização da assistência. Consiste em perceber cada ser humano como indivíduo único, com necessidades específicas, desenvolvendo o diálogo entre profissionais de saúde e pacientes, entre profissionais da mesma categoria e em uma equipe multiprofissional", explica a professora Danielle Tuma, coordenadora do projeto.

Ainda segundo a professora, promover essa comunicação aprimorada nos hospitais, seja verbal, seja não verbal, diminui a ocorrência de eventos adversos. "A Comunicação Efetiva é essencial para a prestação do cuidado do paciente, ela não é unidirecional. Os pacientes são, de fato, os especialistas dos seus próprios sintomas e cabe aos profissionais de saúde ouvir as histórias que eles contam e compreender sua perspectiva acerca dos seus problemas de saúde, e, com isso, envolver o paciente em seu tratamento para uma breve recuperação e cura", pontua Danielle Tuma

Atualmente, em virtude da pandemia, o projeto se adaptou e aplicou a pesquisa de satisfação, via telefone, aos pacientes que receberam alta hospitalar, para saber sobre suas respectivas experiências de comunicação com os profissionais de saúde no Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB). Para os funcionários, a proposta é trabalhar com eventos on-line, sobre essa temática. O primeiro já ocorre no próximo dia 10 de dezembro.

Webmeeting Comunicação Efetiva na Saúde - A equipe do projeto, composta pelas professoras Danielle Saraiva Tuma e Cintia Aben-Athar Valentim, pela enfermeira Clarice Silva e pelas estudantes de Enfermagem Cintia Costa e Heloize Machado, irá realizar um webmeeting, no dia 10 de dezembro, para debater a importância da "Comunicação Efetiva na Saúde”. O evento é voltado a profissionais que atuam no HUJBB.

"A ideia é divulgar e sensibilizar a comunidade hospitalar para essa temática importante que deve ser implementada como Protocolo de Segurança do Paciente, exigido pelo MS. Durante o Webmeeting, irão ocorrer apresentação da pesquisa de satisfação de pacientes; conceitos e tipos de Comunicação Efetiva e discussão com o grupo sobre casos de falhas de comunicação", explica a professora Danielle Tuma.

As inscrições podem ser feitas pelo formulário on-line. A transmissão será também on-line, via Google Meet, às 20h.

Serviço:

Projeto de extensão "Quem não se comunica, se trumbica".

Webmeeting 'Comunicação Efetiva na Saúde'.

Data: 10 de dezembro de 2020

Hora: 20h

Local: Plataforma Google Meet

Link para inscrição

Texto: Maiza Santos - Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página