Página inicial > Ultimas Notícias > Encontro debate práticas para a educação inclusiva no contexto da pandemia de Covid-19

• Publicado: Quinta, 03 de Dezembro de 2020, 14h33

Encontro Inclusivo

Para promover o debate sobre a educação inclusiva no nordeste paraense, seus preceitos e desafios no contexto da pandemia de Covid-19, nos dias 10 e 11 de dezembro, às 17h, o Núcleo de Acessibilidade da UFPA de Castanhal irá realizar o II Encontro Inclusivo do Nordeste Paraense (II Einep). O evento irá ocorrer em formato de webinário. A transmissão será pelo Canal do YouTube e pelo Facebook. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site do evento. Haverá certificado de participação.

O II Einep é um evento anual, que ocorre no mês de dezembro em alusão ao Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. A data comemorativa, 3 de dezembro, é promovida pelas Nações Unidas e busca promover ações que permitam ampliar a compreensão sobre a defesa da dignidade, dos direitos e o bem-estar das pessoas com deficiência. Nesta segunda edição, o evento traz em sua programação uma série de palestras e uma roda de conversa com diversos atores participantes no nordeste do estado.

"É relevante dar visibilidade à luta das pessoas com deficiência por uma sociedade e educação inclusivas. O II Einep se alinha aos esforços de implementação da Lei Brasileira de Inclusão, que define a pessoa com deficiência como ‘aquela com impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial’, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade, em igualdade de condições com as demais pessoas. O intuito é divulgar ações e fortalecer redes de pesquisadores e instituições de ensino atuantes na região", afirma a professora Débora Alfaia, uma das organizadoras do evento.

De acordo com a professora, não é a deficiência que efetivamente limita a pessoa, mas a falta de um contexto social que acolha a deficiência e a diversidade humana. Nesse cenário, o desafio é a retirada de barreiras sociais, educacionais, físicas e arquitetônicas que impedem a plena participação da pessoa com deficiência no exercício de sua cidadania.

Inscrições - Para participar, as inscrições podem ser feitas no site do evento gratuitamente. Toda a programação será realizada em formato de webinário e a transmissão irá ocorrer pelo Canal do YouTube e pelo Facebook. Os inscritos receberão certificado de participação.

"O objetivo é alcançar o máximo desenvolvimento individual da pessoa com deficiência, levando em conta seus talentos e habilidades, bem como suas necessidades específicas. Para isso, todo o sistema de ensino deve estar alinhado aos ideais e às práticas da inclusão, promovendo estratégias didáticas, políticas, arquitetônicas e as que se fizerem necessárias", explicou a  professora Débora Alfaia.

A programação é voltada para alunos e professores de IES; técnicos e profissionais atuantes na área de educação inclusiva; entidades e associações atuantes na área de educação inclusiva; comunidade em geral interessada na temática.

Programação – A programação terá abordagem no tratamento coletivo de diferentes estratégias utilizadas para garantir o acesso ao direito à educação da pessoa com deficiência, no ensino básico e superior.

Para responder a esse desafio, o evento terá duas mesas de discussão. A primeira, que será realizada no dia 10 de dezembro, irá apresentar esforços de educação inclusiva na educação superior e contará com a presença de representantes do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne), do IFPA Campus Castanhal; do Núcleo de Acessibilidade da UFPA de Castanhal e com pesquisadores da temática.

Já na mesa do dia 11 de dezembro, volta-se a debater as práticas de educação inclusiva na escola fundamental, com representantes da Coordenadoria de Educação Especial/Semed Castanhal; da sociedade civil organizada, por meio do coordenador geral da Associação de Mãos Dadas Cromossomos21; e será dado destaque às ações em instituições privadas, pela presença de representes desta área.

II Encontro Inclusivo do Nordeste Paraense (II Einep)

Data: 10 e 11 de dezembro de 2020

Local: Canal do YouTube e Facebook