Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > PPGArtes lança livro multimídia sobre peça de Nazareno Tourinho
Início do conteúdo da página

PPGArtes lança livro multimídia sobre peça de Nazareno Tourinho

  • Publicado: Sexta, 04 de Dezembro de 2020, 13h21

Bene Nazareno Fábio acervo pessoal

Nó de 4 Pernas: a tessitura de uma experiência de teatro multimídia em Belém do Pará é o título do livro multimídia que o Programa de Pós-Graduação em Artes, da Universidade Federal do Pará (PPGArtes/UFPA), lançará a partir das 15h de domingo, 6 de dezembro, no canal do projeto no Youtube

Fruto da dissertação de mestrado do multiartista e pesquisador paraense Fábio Limah, orientada pela professora Bene Martins, o livro traz uma leitura sobre a montagem de texto homônimo do dramaturgo e escritor paraense Nazareno Tourinho. A peça Nó de 4 Pernas foi apresentada em 2012, pelo grupo Nós Encena, em sessões que levaram teatro e cinema aos palcos de Belém.

O livro apresenta, ainda, uma contextualização histórica tanto da dramaturgia de Nó de 4 Pernas quanto da trajetória de Nazareno Tourinho, que completaria 86 anos no dia 6 de dezembro de 2020 – daí a escolha desta data para o lançamento. “Foi a maneira que encontramos de, mais uma vez, homenagear e prestar reconhecimento à vida e à obra deste mestre da dramaturgia não só amazônida, mas também brasileira e mundial”, diz Fábio. “Nazareno fala com competência do ser humano, e isso torna universal o lugar de fala regional que ele sempre reivindicou”, completa o autor do livro.

Severa Romana, Sonho de Uma Noite de Inverno, Cabanagem e outras dramaturgias de Nazareno também são mencionadas no livro, em cronologia que inicia em 1934, quando o dramaturgo nasceu, e passa pela estada dele na cidade do Rio de Janeiro, onde Fábio Limah reside desde 2016. Fábio Limah e Nazareno Tourinho já se conheciam nesta ocasião; no Rio, em 2016, foi o último encontro entre os dois antes do falecimento do dramaturgo, conforme consta do release original.  

capa livro no 4 pernasNó de 4 Pernas - O livro também é uma crônica de afetos. Ao longo do texto, Fábio oferece possibilidades de pausas na leitura, com músicas que marcaram a trajetória pessoal e acadêmica do multiartista-pesquisador. Uma delas é “Nó de 4 Pontas”, composta pelo músico paraense João Urubu especialmente para a montagem do Nó de 4 Pernas, em 2012. 

Para acessá-las, basta o leitor utilizar os QR codes dispostos nas páginas do livro, por meio do celular, e, assim, será direcionado para o canal do projeto no Youtube, em que também estão disponíveis para visualização os audiovisuais apresentados durante as encenações do texto de Nazareno Tourinho pelo grupo Nós Encena, sob a direção de Enoque Paulino e Alyne Góes.

A pesquisa que originou o livro Nó de 4 Pernas: a tessitura de uma experiência de teatro multimídia em Belém do Pará foi realizada entre 2012 e 2014, no PPGArtes da UFPA, com dissertação aprovada pelos professores João de Jesus Paes Loureiro e Joel Cardoso. 

Mesa-redonda - Na ocasião do lançamento do livro, haverá uma mesa-redonda sobre vida e obra de Nazareno Tourinho e teatro multimídia na Amazônia e no Brasil. Participarão da conversa Fábio Limah, autor; a professora Bene Martins (UFPA) e Enoque Paulino, diretor da montagem do Nó de 4 Pernas pelo grupo Nós Encena. Também irão compor a mesa-redonda os diretores teatrais Marcelo Andrade, Leonardo Cardoso e Claudio Marinho, que já assinaram montagens de textos do dramaturgo paraense. 

O lançamento do livro Nó de 4 Pernas: a tessitura de uma experiência de teatro multimídia em Belém do Pará é uma realização do Projeto de pesquisa Memórias da Dramaturgia Amazônida: construção de acervo dramatúrgico, vinculado à UFPA/ICA/PPGArtes e coordenado pela professora Bene Martins.

Serviço

Lançamento do livro Nó de 4 Pernas: a tessitura de uma experiência de teatro multimídia em Belém do Pará 

Data: 6 de dezembro de 2020

Hora: 15h até 18h

Local: Canal do projeto no Youtube

Textos e fotos: Divulgação Projeto de Pesquisa "Memórias da Dramaturgia Amazônida: construção de acervo dramatúrgico". 

registrado em:
Fim do conteúdo da página