Página inicial > Ultimas Notícias > Exposição de aluno da UFPA leva a beleza do fundo das águas à Galeria Theodoro Braga

• Publicado: Sexta, 04 de Dezembro de 2020, 15h00

Reverbero Allyster Fagundes

O secular mito da sereia e o recente conceito de drags "Themonias", criado em Belém do Pará, são as grandes referências da primeira exposição solo realizada por Allyster Fagundes, mestrando do Programa de Pós-Graduação em Artes, da Universidade Federal do Pará. Com curadoria do professor e artista Orlando Maneschy, “Revérbero” é composta por uma série de vídeos performances, fotografias, pinturas e de um acervo de objetos pessoais que estarão disponíveis para visitação na Galeria Theodoro Braga, a partir do dia 7 de dezembro.

“Sua instalação é uma delicada ode às ilhas que o compõem, rica em detalhes e atmosferas sofisticadas. É a arte como pesquisa que chega ao público, com o frescor da brisa marinha e a força dos corpos que clamam por seu lugar de existência”, declara o curador Orlando Maneschy.

O projeto é um dos resultados da pesquisa de Allyster Fagundes, intitulada "O caminho que me fez chegar ao 'Eu Drag' ", voltada às descobertas vivenciadas na criação da sua drag queen, que recebe o mesmo nome do artista. Para Allyster, a exposição representa um marco para a comunidade drag belenense e demonstra que a arte drag pode estar além dos palcos e das casas de show.

Reverbero Allyster Fagundes01“Ter drags que produzam conhecimento científico sobre elas mesmas é fundamental para que, no futuro, as novas gerações conheçam, de fato, quem nós somos pelo nosso olhar. Eu me descobri drag produzindo e estudando esse movimento artístico e hoje me sinto no dever de ocupar cada vez mais espaços ditos não convencionais, levando conhecimento sobre a arte drag”, ressalta.

Para o artista Allyster Fagundes, este trabalho também marca um novo momento na sua carreira. “Eu já percorri outras linguagens artísticas, como o teatro e o audiovisual, e acredito que este projeto seja um encontro de todas essas vivências e eu espero que ele abra caminhos para outras drags e instigue a população a conhecer a arte que as ‘Themônias’ produzem aqui, em Belém”.

A exposição foi coproduzida pela Cyn Produções, responsável pela criação audiovisual com o idealizador, e contou com a participação de Rafael Matheus Moreira, que assina uma das obras em exposição, e de Tarik Coelho, responsável pela iluminação.

Reconhecimento - "Revérbero" conquistou o primeiro lugar no “Prêmio Branco de Melo - Apoio à Produção Artística", um programa de incentivo à arte e à cultura da Fundação Cultural do Pará. O edital premiou sete projetos com cinco mil reais, isenção no valor do aluguel da galeria e suporte de equipamentos técnicos básicos para a exposição.

Exposição Revérbero - Allyster Fagundes

Local: Galeria Theodoro Braga