Página inicial > Ultimas Notícias > Divulgado o resultado do Prêmio Proex de Arte e Cultura 2020

Divulgado o resultado do Prêmio Proex de Arte e Cultura 2020

• Publicado: Sexta, 04 de Dezembro de 2020, 17h35

Resultado Prêmio Proex

A Pró-Reitoria de Extensão (Proex), por meio da Diretoria de Arte, Cultura, Esporte e Lazer (Dacel), divulgou o resultado final do II Edital Prêmio Proex de Arte e Cultura 2020. Desde o ano passado, o prêmio está alinhado ao novo perfil da extensão universitária e da política nacional de extensão, que visa relacionar as atividades dos projetos inscritos à formação dos estudantes. Nesta edição, o edital contemplou 12 projetos nas categorias: Teatro, Dança, Música, Artes Visuais, Audiovisual, Culturas Populares e Memória e Patrimônio.

Organizado pela Pró-Reitoria de Extensão da UFPA, o prêmio evidencia a valorização da criação artística e a produção cultural realizada na Universidade como forma de conhecimento, destacando sua inserção social, política e econômica.

De acordo com o professor Miguel Santa Brígida, diretor da Dacel, embora esta edição tenha tido uma redução na quantidade de projetos inscritos, em razão da singularidade das linguagens artísticas de que necessitam em seu processo criativo, da presencialidade como indutor, algo impossível em um cenário de pandemia, em que a virtualidade tem sido dominante, houve um aumento significativo na qualidade dos projetos que concorreram em todas as categorias. A dimensão dos prêmios, que agora são coordenados por servidores ou professores, conseguiu destacar, ainda mais, a produção e aplicação do conhecimento em articulação com o ensino e a pesquisa.

"Este ano, é o segundo edital com esse novo perfil da extensão universitária, então é interessante a gente observar como foi mais apurada essa dimensão, a qualidade dos projetos. Isso vem caracterizar exatamente a preocupação de que as atividades da extensão envolvam as comunidades externas vinculadas à formação do estudante, constituindo o processo interdisciplinar, político, educacional, de cultura, científico e tecnológico, marca muito interessante dos projetos este ano", afirma Miguel Santa Brígida.

Projeto Prêmio ProexPremiação - Um dos projetos premiados no Edital foi Memórias Cênicas: formação, reflexão e práticas performativas, coordenado pelo professor José Denis de Oliveira Bezerra. O projeto realiza ações organizadas por meio de eventos acadêmicos, artísticos, cursos, espaços de fruição poética, reflexão e formação, estudos da cena, da memória e da história. De acordo com o professor, o prêmio representa o reconhecimento e o incentivo às atividades realizadas dentro da graduação que envolvem a comunidade em geral.

"Este prêmio revela o olhar político e o reconhecimento da Universidade em garantir esses espaços de trocas, de aprendizados, de vivências entre o espaço acadêmico e as comunidades amazônicas com as quais se experiencia a vida, a cultura e a arte. Buscamos, a partir dos diálogos com as pessoas e com as comunidades, ver o melhor momento para realizar as ações, de forma sempre flexível e com diálogo. Precisamos ter paciência e repensar o planejamento realizado antes da pandemia e propor aquilo que não tínhamos pensado, principalmente porque o projeto promove ações em municípios paraenses, em comunidades rurais, nas quais não há acesso à internet", comenta o professor José Denis.

O projeto de extensão é uma realização do Grupo de Pesquisa Perau – Memória, História e Artes Cênicas na Amazônia, que congrega docentes e discentes da graduação e dos cursos técnicos da Escola de Teatro e Dança da UFPA, do Programa de Pós-Graduação em Artes/PPGARTES e do Instituto de Ciências da Arte; artistas e pesquisadores da cidade de Belém e colaboradores dos municípios onde ele se apresenta.

Texto: Maiza Santos - Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte e foto: Proex e Arquivo do Projeto