Página inicial > Ultimas Notícias > Documentário sobre sustentabilidade produzido na UFPA é selecionado em festival de cinema estudantil

• Publicado: Sexta, 04 de Dezembro de 2020, 17h50

Economia Criativa

O economista Patrick Sandre, concluinte do curso de Especialização em Gestão de Cidade e Sustentabilidade, do Núcleo de Meio Ambiente (NUMA) da UFPA, teve seu documentário "Economia Criativa, uma abordagem interdisciplinar para a Gestão Ambiental e o Desenvolvimento Sustentável na cidade de Belém", resultante do seu Trabalho de Conclusão de Curso, selecionado para o 19º Festival Nacional de Cinema Estudantil de Guaíba/Mostra Nacional e Internacional de Curtas e Longas-Metragens (Cinestudantil Guaíba/RS).

A obra procura transmitir aos espectadores os conceitos e os desafios do desenvolvimento local por meio da economia criativa, do empreendedorismo e da sustentabilidade na cidade de Belém do Pará. “O documentário apresenta o tema da Economia Criativa e sua contribuição com o Desenvolvimento Sustentável local aliado à Gestão Ambiental, por meio de breves diálogos com os entrevistados. A proposta do trabalho audiovisual era conhecer as opiniões dos atores sociais envolvidos com o tema, que são artesãos, empreendedores, gestores públicos e pesquisadores”, explica Patrick Sandre.

Orientador da pesquisa que deu origem ao documentário, o professor André Cutrim  acredita que a obra também oferece uma alternativa de pensar o desenvolvimento, a gestão ambiental e a sustentabilidade ambiental de Belém.

“Ele possibilitou uma compreensão interdisciplinar do papel que os pequenos empreendedores, gestores públicos e pesquisadores possuem perante a sociedade. Contudo foi muito além ao dar o devido destaque sociocultural para os trabalhadores artesãos de Belém. Percebe-se, portanto, a importância da economia criativa na geração de renda, criação de mercado, promoção de diversidade cultural e, principalmente, de inclusão e melhoria social para as estratificações sociais mais vulneráveis”.

Transição para o formato audiovisual - Segundo o autor Patrick Sandre, a proposta de produzir um documentário teve como objetivo proporcionar linguagem inovadora, diferente das modalidades comuns de apresentação de pesquisas.

“O documentário, como registro documental, é objeto de estudo, análise, pesquisa e reflexão sobre o tema proposto. Tem a capacidade de atingir os diversos atores através de plataformas de streaming e festivais nacionais e internacionais de cinema que abordam a temática da Sustentabilidade, além de sugerir atenção dos gestores para a tomada de decisão e a formulação de políticas públicas”, pontua.

O formato escolhido também possibilita a ampliação do alcance do estudo de um tema de grande relevância e de amplitude internacional. “A Amazônia é um tema de constante importância para a sociedade em qualquer lugar do mundo.  Nossa região é carente de trabalhos audiovisuais que abordam questões ambientais, sociais, econômicas e políticas.  Nossas pesquisas precisam ser acessíveis para qualquer público, e um trabalho audiovisual, amador ou profissional, tem potencial para disseminar o conhecimento através dos festivais ou da internet, abrangendo um público maior”, ressalta Patrick Sandre.

Por fim, o autor acredita que, a partir de agora, com a primeira exibição, que acontecerá no 19º Festival Nacional de Cinema Estudantil de Guaíba/Mostra Nacional e Internacional de Curtas e Longas-Metragens, muitas portas podem ser abertas para que as questões amazônicas se tornem conhecidas de um público que vai muito além das fronteiras territoriais.

Texto: Rafael Miyake - Assessoria de Comunicação da UFPA
ARte: Divulgação