Página inicial > Ultimas Notícias > Universidade de Genebra oferece bolsas para mestrado em governança europeia e internacional

• Publicado: Segunda, 07 de Dezembro de 2020, 18h16

MEIG

Estão abertas as seleções para o Mestrado em Estudos Avançados em Governança Europeia e Internacional (MEIG) na Universidade de Genebra, na Suíça. O curso, realizado em apoio com o escritório das Nações Unidas em Genebra, é voltado para estudantes que possuem, pelo menos, bacharelado ou mestrado nas áreas de Relações Internacionais, Economia, Ciências Sociais e Direito. Há oferta de bolsas.

O programa é dividido em dez módulos temáticos: funcionamento dos sistemas institucionais das Nações Unidas e da União Europeia; paz, segurança e assuntos humanitários; direitos humanos e migração; governança digital; comércio internacional e desenvolvimento; saúde e meio ambiente; mudanças climáticas e parcerias público-privadas para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O programa é inteiramente em inglês.

Os discentes podem optar por fazer o programa integral por um ou dois anos, em que são estudados todos os módulos, com um Trabalho de Conclusão de Curso no fim. Também há a opção de fazer apenas módulos individuais, em que o participante ganha créditos para cada módulo e recebe um certificado de participação.

Para a professora Marília Ferreira, pró-reitora de Relações Internacionais da UFPA, oportunidades internacionais são importantes para a formação e vida profissional. “Experiências multiculturais forjam profissionais mais bem preparados para um mundo globalizado, além de enriquecer sua formação pessoal e social. Daí a Universidade ter a preocupação de indicar essas oportunidades aos seus discentes”.

Os candidatos devem ser fluentes em inglês escrito ou falado, com o nível de proficiência comprovado por um dos seguintes testes: TOEFL; IELTS;  Cambridge English Qualification C1 Advanced ou Cambridge English Qualification C2. Mais informações sobre o programa aqui.

Inscrições - Interessados que pretendem se inscrever para o programa integral devem preencher o formulário de inscrição e enviar, no formato PDF, para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., com os seguintes documentos: carta pessoal de interesse na área, em inglês; um currículo, em inglês, com foto de rosto; cópia do passaporte ou identidade; cópias de diplomas relevantes, com traduções oficiais em inglês ou francês; cópia do histórico de notas da universidade, em inglês ou francês; resultado do teste de proficiência em inglês; cópia de certificados ou comprovantes de experiências profissionais presentes ou passadas.

Para  quem se interessa pelos módulos individuais, o formulário está disponível aqui. Os documentos e o e-mail são os mesmos da outra modalidade de inscrição. As inscrições para ambas as modalidades vão até o dia 31/12 em segunda chamada; e até o dia 15/02/2021, em terceira chamada.

Bolsa de estudos - Todos os candidatos são elegíveis a se inscrever para a bolsa de estudos. O formulário de solicitação de bolsa deve ser enviado por e-mail, com a inscrição. Os documentos a serem entregues, todos em inglês, são: comprovante de renda, extrato bancário e  cópias de respostas de outras bolsas de estudo.

Texto: Rafael Miyake - Assessoria de Comunicação da UFPA