Página inicial > Ultimas Notícias > Pesquisadores da UFPA lançam livro sobre os diferentes contextos pedagógicos do Ensino de História

• Publicado: Segunda, 07 de Dezembro de 2020, 18h22

Livro Didática História

Um grupo de docentes, discentes e ex-alunos da Universidade Federal do Pará (UFPA) lançou o livro Pesquisa e ensino de história na Amazônia: diferentes contextos pedagógicos, na última semana. Publicado pelo Instituto de Ensino de Segurança Pública do Pará - (IESP), o livro é uma coletânea de artigos de pesquisas realizadas sobre a Didática da Históriaproduzidos durante o curso Mestrado Profissional em Ensino da História da UFPA.

Na obra, são abordados temas que envolvem o ensino de História, com base em diferentes realidades, como no contexto da privação de liberdade, do ensino em escolas militares e de aplicação, tanto na rede municipal quanto nas redes estadual e federal.

De acordo com o autor, Anderson Rodrigo Tavares Silva, "ao apresentar algumas das especificidades do conhecimento histórico escolar em sua relação com a ciência de referência, o conteúdo do livro contribui para a ampliação de ideia comum que se tem do termo ‘Didática da História’ como uma simples reprodução, em um grau simplificado, do saber produzido pela ciência histórica".

Pesquisa e ensino de história na Amazônia - Para o autor, a melhoria do Ensino de História ocorre ao criar pontos de intersecção entre os campos da História e da Educação. Por conta disso, a obra mostra a construção teórica que permite identificar importantes contribuições tanto da ciência de referência como da prática cotidiana na sala de aula para uma melhoria do processo de formação docente e da relação Ensino-Aprendizagem em História.

"Ao organizar esta coletânea de artigos, tínhamos em mente tentar apresentar, ainda que de forma incipiente, uma pequena amostra do crescente número de pesquisas que vêm sendo feitas no campo do Ensino de História em nossa região, as quais contribuem diretamente para fortalecer esta área de atuação, bem como para atentar sobre a importância de refletirmos acerca das práticas do professor de História em sala de aula, compreendendo este espaço como lugar de produção de conhecimento", afirma Anderson Rodrigo Tavares Silva.

A obra é uma organização de Anderson Rodrigo Tavares Silva, Daniela de Almeida Moura, ambos discentes do Doutorado em História Social da Amazônia (UFPA), Helison Geraldo Ferreira Cavalcante, Itamar Rogério Pereira Gaudêncio e João Francisco Garcia Reis. O livro conta ainda com artigos dos professores Francivaldo Alves Nunes, Wesley Oliveira Kettle e Silvio Ferreira Rodrigues, além de Prefácio de Antônio Maurício Dias da Costa. No momento, a coletânea encontra-se disponível apenas para leitura no site da editora, o qual os interessados podem conferir por aqui.

Texto: Gilberto Moura - Assessoria de Comunicação da UFPA.