Página inicial > Ultimas Notícias > Progep promove palestra sobre gestão por processos para servidores e docentes

Progep promove palestra sobre gestão por processos para servidores e docentes

• Publicado: Segunda, 17 de Abril de 2017, 21h12

No intuito de instruir os servidores da universidade sobre a importância da otimização da gestão por processos, a Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep), por meio da Coordenadoria de Capacitação e Desenvolvimento (Capacit), oferta a palestra Perspectivas de Implantação da Gestão por Processos, no dia 19 de abril, de 8h30 às 12h30, no Auditório do Capacit.

Inscrições – O evento é voltado para os servidores Técnico-Administrativos e Docentes da UFPA, com ou sem função gerencial. Para participar é necessário realizar a inscrição pelo Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIGRH). Após fazer o login na plataforma, o interessado deve clicar no ícone “Capacitação”, consultar as turmas abertas e realizar sua inscrição. Para mais detalhes do passo-a-passo, acesse aqui o tutorial do Módulo de Capacitação do SIGRH.

Palestrante – A palestra será ministrada por Lígia do Carmo Souza Garcia, Assessora Técnica da Qualidade da Fundação Hemopa e Coordenadora Executiva do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (Gespública) da Região Norte. Lígia é formada em Sociologia e se especializou em Gestão Pública por Excelência.

Abordagem – O objetivo é mostrar o que a gestão por processos pode melhorar na administração e no desenvolvimento da Universidade. Para isso, Lígia Garcia vai abordar em sua fala alguns aspectos necessários para o estabelecimento dessa tecnologia de gestão, como o planejamento estratégico e as normas de certificação de sistemas de gestão da qualidade.

“Quando uma organização implanta a gestão por processos, há desdobramentos. A primeira é o mapeamento dos processos organizacionais, depois a segmentação em processos finalísticos e processos de apoio. Assim, com a visão sistêmica que a organização passa a ter da sua gestão, ela pode padronizar suas atividades.”, explica Lígia.

Além disso, a assessora ressalta que o mecanismo da gestão por processos pode identificar problemas administrativos por meio do mapeamento, como a superposição de atividades e o excesso de burocracia. Segundo Lígia, “a ideia é capacitar as equipes de trabalho para fazer análise e melhoria de processos, identificando e tratando os problemas e as não-conformidades utilizando as ferramentas da qualidade.”

O modelo de plano estratégico institucional que a Universidade apresenta requer a implantação da gestão por processos, que é uma tecnologia de gestão vinculada a um modelo de excelência. “A UFPA está nessa fase agora, buscando desenvolver competências nos servidores para que eles conheçam e entendam qual é a importância e o que é gestão por processos”, conta a palestrante.

A legislação atual exige que as organizações do poder executivo federal se adequem a novas normativas de gestão que visam o melhoramento do serviço público, publicadas de dezembro de 2016 a março de 2017. Segundo Lígia Garcia, a gestão por processos é essencial para essa adequação.

Palestra “Perspectivas na Implantação da Gestão por Processos”
Data: 19 de abril
Local: Auditório do Capacit. Campus básico da UFPA, próximo ao portão 2.
Inscrições no SIGRH.

Texto: Ana Paula Castro – Assessoria de Comunicação da UFPA