Página inicial > Ultimas Notícias > Pós-Graduação em Direito promove aula aberta sobre os desafios da saúde indígena

• Publicado: Quarta, 09 de Dezembro de 2020, 09h28

Aula Aberta Direitos Humanos Portal

Nesta quarta-feira, 9 de dezembro, às 18h30, o professor Yssô Truká (Ailson dos Santos) ministrará aula aberta com o tema “Os Desafios da Saúde Indígena”. A atividade é promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Direito e pela Clínica de Direitos Humanos da Amazônia (CIDHA) da Universidade Federal do Pará (UFPA). O evento será transmitido ao vivo pelo YouTube e marca o encerramento da disciplina obrigatória “Teoria dos Direitos Humanos”, ofertada para estudantes de Mestrado e Doutorado em Direito da UFPA. Será emitido certificado de 5 horas de atividades complementares aos participantes. Para inscrever-se, clique aqui.

Yssô Truká é professor, formado em Licenciatura Intercultural pela Universidade Federal de Pernambuco e destaca-se como liderança indígena do povo Truká, sendo membro da Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (Apoinme), entre outras entidades de defesa da saúde indígena.

“A disciplina trata sobre o que são os direitos humanos de maneira geral, mas também com abordagens sobre questões indígenas e questões de gênero. Por isso, todos os anos, a gente termina a disciplina com a participação de uma liderança indígena”, explica a professora Jane Felipe Beltrão, que está à frente da disciplina, com os professores Saulo Matos e Breno Baía, do PPGD-UFPA. Em 2020, a oferta ocorreu no contexto do Ensino Remoto Emergencial, com encontros síncronos (webconferências) e atividades assíncronas, como a produção e audição/assistência de podcasts e vídeos elaborados pelos estudantes.

Além de temática e abordagem acadêmica, a questão indígena pauta uma série de políticas e ações do PPGD e da CIDHA, como a abertura de processo seletivo para o ingresso de discentes indígenas e quilombolas na turma 2021 do Mestrado em Direito. Para saber mais sobre a iniciativa, acesse a matéria Programa de Pós-Graduação em Direito disponibiliza vagas voltadas a indígenas e a quilombolas, publicada no Portal da UFPA.

Aula Aberta “Os Desafios da Saúde Indígena”

Convidado: Yssô Truká (Ailson dos Santos)

9 de dezembro de 2020, às 18h30

Transmissão ao vivo pelo canal da CIDHA no YouTube