Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto de mobilidade elétrica iniciado na UFPA completa um ano

Projeto de mobilidade elétrica iniciado na UFPA completa um ano

• Publicado: Quarta, 09 de Dezembro de 2020, 18h54

Onibus eletrico 01

Há um ano, a Universidade Federal do Pará (UFPA), a Norte Energia, o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD) e as Empresas ABB e BYD Energy do Brasil Ltda apresentaram um projeto inovador na área de mobilidade elétrica na Chamada de Projeto Estratégico da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Com o objetivo de desenvolver um sistema de gestão integrado para múltiplos modais, o projeto busca desenvolver o mercado de eletromobilidade de modo eficiente e sustentável.

Entre os produtos que integram este sistema, estão ônibus elétricos (rodoviário e urbano), entregues à Universidade para uso como circular interno no Campus Guamá, em Belém, entre os campi Guamá e Castanhal, criando o primeiro “corredor verde” do Pará. A bateria dos ônibus é carregada no período da noite, em estações de recargas com eletropostos instaladas nos Campi Guamá e Castanhal.

O projeto, que está em andamento, ainda contará com barcos elétricos equipados com painéis fotovoltaicos e um sistema elétrico capaz de garantir à embarcação uma autonomia de até seis horas. Um deles será um “Catamarã Solar”, com capacidade de receber até 20 passageiros e portar baterias que possam ser carregadas pelas placas fotovoltaicas instaladas neste transporte.

Edifício Zero Energy - A Chamada de Projeto de P&D Estratégico nº 22/2018 da ANEEL também buscou incentivar a criação de bases tecnológicas para fortalecer o setor energético. Desta forma, o projeto apresentado pela Norte Energia e pela UFPA também contempla a construção de um sistema fotovoltaico no Edifício Mirante do Rio, localizado no bloco de ensino da UFPA, para atender à parte da demanda de energia do prédio, buscando autossuficiência ao configurá-lo como um Edifício Zero Energy.

O Edifício Mirante do Rio obteve sua avaliação quanto à eficiência do sistema de iluminação para recebimento do Selo Procel Edifica e atualmente se encontra na fase de montagem de estruturas metálicas, painéis fotovoltaicos e instalações elétricas.

Texto e foto: Assessoria Norte Energia