Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto Acolher promove atividades para auxiliar estudantes no cuidado com a saúde emocional

• Publicado: Quinta, 10 de Dezembro de 2020, 16h12

Acolher Dezembro

Sabendo que a pós-graduação é uma fase única e de muitas responsabilidades na vida do estudante, o Projeto Acolher UFPA tem promovido diversas ações que ajudam a combater o estresse e o adoecimento desses alunos e, no próximo dia 17 de dezembro, irá realizar a sua última Roda de Conversa on-line sobre Saúde Mental na Pós-Graduação. O intuito é criar um espaço de escuta e de acolhimento de estudantes de Pós-Graduação, com foco nas questões emocionais da rotina universitária.

De acordo com a professora Rachel Ripardo (NTPC/UFPA), coordenadora do Acolher UFPA, participar de rodas de conversa é uma das possibilidades dadas para que os estudantes possam compartilhar desafios diários ligados à Pós-Graduação e, dessa forma, criar estratégias de enfrentamento com base nas experiências pessoais e dos colegas. A dinâmica consiste em buscar um equilíbrio entre vida social, trabalho e estudos, principalmente neste período de isolamento social.

A fim de evitar possíveis constrangimentos ou desconfortos, a roda de conversa sempre é realizada sem a participação de docentes, tendo somente a mediação de um bolsista, graduando de Psicologia, e uma psicóloga voluntária. A programação é gratuita e será transmitida pela Plataforma do Google Meet. Caso haja demanda de algum estudante que precise de apoio de um intérprete de Libras, o Projeto irá acionar a CoAcess, por isso é importante que os interessados informem a necessidade antecipdamente, por meio do formulário de inscrição.

Uso das redes sociais - Além das rodas de conversas, o projeto também tem utilizado as redes sociais para compartilhar dicas para manutenção da saúde emocional e para novas possibilidades de produzir durante este momento de distanciamento social, que tem sido um grande desafio para todos.

"A decisão por manter o projeto, se adaptando às postagens nas mídias sociais e nas rodas on-line, é a forma de não deixar desamparados estudantes em sofrimento. Especialmente os estudantes de pós-graduação, que, muitas vezes, não possuem projetos específicos e têm uma dinâmica especial de relação com a UFPA, através de seu orientador, e com prazos, demandas e estresses específicos", explica Rachel Ripardo.

Continuidade em 2021 – De acordo com o atual cenário, indicador de que a pandemia de Covid-19 irá perdurar para o próximo ano e de que, consequentemente, diversas questões emocionais continuarão influenciando a vida diária dos universitários, o Projeto Acolher pretende continuar com a realização de Rodas de Conversa on-line, além de retomar as Oficinas de Treinamento de Habilidades,  e oferecer novamente um Workshop de Saúde Emocional para os técnicos de pós-graduação da UFPA, que foi realizado em 2019, entre outras atividades que ainda serão programadas.

"Considerando que a vida acadêmica pode acarretar, muitas vezes, o surgimento de aspectos estressores e adoecedores para o aluno da pós, é fundamental que tenham algum suporte institucional para o ano seguinte. Como equipe, percebemos o quanto as Rodas estão sendo importantes em 2020, permitindo um espaço de troca não apenas sobre vivências de sofrimento emocional na pós-graduação, mas também sobre as mudanças ocasionadas no dia a dia da Academia com a Pandemia", esclarece Rachel Ripardo.

Roda de Conversa On-Line sobre Saúde Emocional na Pós-Graduação.

Data: 16 de dezembro de 2020

Plataforma: Google Meet

Para receber o link de acesso, é necessário o preenchimento do formulário on-line.

Mais informações no Facebook ou no Instagram do projeto.

Texto: Gilberto Moura - Assessoria de Comunicação da UFPA