Direção da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFPA é empossada
Tomou posse, na última quinta-feira, 10 de dezembro, a gestão administrativa da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) do Instituto de Tecnologia (ITEC) da Universidade Federal do Pará (UFPA). O professor Luiz de Jesus Dias da Silva encerrou a direção da Faculdade após dois anos de gestão. Assumiu a direção a professora Roberta Menezes Rodrigues, então vice-diretora, acompanhada pelo professor Márcio Santos Barata, agora vice-diretor. A cerimônia de posse foi virtual e transmitida ao vivo pelo canal do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU/UFPA) no YouTube.
Participaram da cerimônia, além do professor Luiz Dias da Silva e dos novos diretores, o reitor da UFPA, professor Emmanuel Zagury Tourinho; o pró-reitor de Ensino de Graduação da UFPA, professor Edmar Tavares Costa (Proeg); o diretor adjunto do ITEC, professor Hito Braga; um dos diretores gerais do Centro Acadêmico de Arquitetura e Urbanismo, Lucas Almeida de Barros; o promotor de Justiça do Meio Ambiente, Patrimônio Cultural, Habitação e Urbanismo do Ministério Público do Pará, Raimundo Moraes; a secretária de Cultura do Estado do Pará, Úrsula Vidal; a superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Pará (IPHAN), Rebeca Ribeiro; e o presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Pará (CAU-PA), José Akel Fares Filho.
O professor Luiz de Jesus Dias agradeceu a todas as parcerias que o auxiliaram na gestão da FAU no tempo em que esteve na direção. Ele disse esperar que a professora Roberta Rodrigues possa dar prosseguimento à administração pautada pela colaboratividade e comprometida com o progresso da sociedade. A nova diretora já vinha empreendendo esforços conjuntos em metas específicas a serem alcançadas pela faculdade, como a ampliação do espaço físico, a atualização do Projeto Político Pedagógico do curso, a aproximação aos mais diversos setores da sociedade e a realização de projetos de pesquisa e extensão.
“É o momento para agradecer, mas também para celebrar conquistas já realizadas a partir de uma construção coletiva e comprometida perante novos desafios. Hoje a FAU tem 56 anos de atuação e muito já conseguimos alcançar para seu aprimoramento e aplicação de novas tecnologias, sempre associadas a questões ambientais e sociais. Da nossa faculdade, já nasceu outra faculdade, que é a de Conservação e Restauro, e também o Programa de Pós-Graduação, que conta com mestrado e doutorado. Entre nossos novos desafios, estão o de aumentar a nossa atuação em extensão e alcançar a nota máxima (5) no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), em que, este ano, recebemos o conceito 4”, destacou Roberta Rodrigues.
A professora falou, ainda, que a FAU está sempre aberta numa perspectiva colaborativa para a implementação de políticas públicas, democráticas, que garantam a justiça social, comprometendo-se também com o respeito à diversidade e ao engajamento dos alunos nas atuações que possam vir a reafirmar o papel fundamental da Universidade para a construção de um futuro melhor para todos. Nessa mesma linha, pronunciou-se o agora vice-diretor Márcio Barata, que destacou o compromisso da FAU em direcionar a formação dos alunos para a valorização da ética e do respeito ao patrimônio, às culturas locais, às populações tradicionais, às especificidades climáticas e à sustentabilidade por meio de uma missão social e educativa.
Compromisso - O diretor adjunto do ITEC, professor Hito Braga, que, na ocasião, representou o diretor geral do ITEC, professor Newton Sure Soeiro, agradeceu ao professor Luiz de Jesus pelos dois anos de gestão e parabenizou os novos dirigentes pelo novo desafio. Ele ressaltou que ambos os professores que agora assumem a direção da FAU são bastante comprometidos socialmente e podem ter papel essencial em ajudar a UFPA a colaborar com melhorias para a cidade de Belém do Pará, onde está sediada a cidade universitária. “O trabalho desses professores vem nos mostrar que a Universidade não está fechada em seus muros, mas também se compromete com o desenvolvimento social”, afirmou.
Já o pró-reitor Edmar Tavares Costa observou que a nova função de dirigentes requer dedicação e acredita que os dois professores designados poderão, ao associar essa função ao trabalho que já desempenhavam como docentes, colaborar ainda mais com a qualidade do ensino na universidade pública.
Teve ainda oportunidade de se manifestar o estudante Lucas Barros, que deu as boas-vindas aos gestores em nome de todos os discentes da FAU, além das demais autoridades que participaram da cerimônia, os quais também ressaltaram a competência e o reconhecimento pelo trabalho já desenvolvido pelos professores empossados na FAU e nos demais espaços que oportunizam o diálogo da Universidade com a sociedade e a união das práticas de ensino, pesquisa e extensão com a produção científica e a criação de políticas públicas essenciais.
A importância da ciência - O reitor Emmanuel Tourinho finalizou a cerimônia ressaltando o comprometimento da gestão encerrada em oferecer ao curso sempre as melhores condições de trabalho e desejando parceria profícua com a nova administração para a garantia da qualidade do ensino e da educação superior na área de Arquitetura e Urbanismo.
Na oportunidade, Tourinho lembrou-se da data em que se celebra os 72 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), autora também de uma lista de 17 objetivos para o desenvolvimento sustentável em todo o mundo. Ele ressaltou que ambos os documentos recordam que muito já se avançou, mas muito mais ainda precisa ser feito para diminuir as desigualdades.
“Precisamos observar os nossos deveres, se o que queremos como instituição é formar, para além de profissionais, cidadãs e cidadãos. Os objetivos da ONU para o desenvolvimento sustentável nos recordam do compromisso que devemos ter com a cidadania, com a garantia da vida digna para todas as pessoas. A ciência é um dos requisitos para o enfrentamento de algumas grandes questões, como o desenvolvimento de cidades e comunidades sustentáveis. A UFPA atua permanentemente na promoção da cidadania e na produção de conhecimento, e a FAU/UFPA participa desse esforço interagindo com várias organizações da sociedade”, concluiu o reitor.
Texto: Jéssica Souza – Assessoria de Comunicação da UFPA
Imagens: Reprodução da transmissão
Redes Sociais