Página inicial > Ultimas Notícias > Escola de Música da UFPA realiza a 47ª edição do Enarte

Escola de Música da UFPA realiza a 47ª edição do Enarte

• Publicado: Sexta, 11 de Dezembro de 2020, 16h36

ENARTE cartaz final

Para promover um espaço de troca de conhecimentos e experiências entre profissionais nacionais, internacionais e estudantes de Música, a Escola de Música da Universidade Federal do Pará (Emufpa) realizará, na próxima semana, de 14 a 18 de dezembro, a 47ª edição do Encontro de Artes de Belém (Enarte). O evento será gratuito e ocorrerá na Plataforma Google Meet. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas aqui.

Idealizado pela primeira vez na década de 1970 pelo pianista, professor e compositor Altino Pimenta, o Enarte nasceu com a proposta de possibilitar um espaço de apresentação para as diversas linguagens artísticas em atuação na UFPA, no período do Círio. Com o tempo, o projeto se transformou na perspectiva de se tornar uma mostra musical e, hoje, apresenta os resultados das atividades de professores e de alunos da Escola de Música.

"A importância do Enarte está tanto na possibilidade de interagir com convidados diversos, enriquecendo enormemente a reflexão e as possibilidades de entendimento acerca da prática musical, quanto na possibilidade de apresentar os resultados artísticos dos processos de ensino-aprendizagem ou dos projetos desenvolvidos pelos docentes da Escola", afirma Carlos Pires, diretor da Escola de Música da UFPA.

Todas as temáticas do evento foram escolhidas pelos professores de acordo com as experiências desenvolvidas nos cursos técnicos da Escola de Música e com os interesses dos estudantes e dos próprios trabalhos de ensino, pesquisa e/ou extensão desenvolvidos. Entre os temas que serão abordados, estão: a importância da pesquisa em Música para instrumentistas, técnica instrumental, planejamento de carreira, educação musical para pessoas com deficiência, metodologias de ensino, música gospel, escrita técnica para instrumentos.

47ª edição - Nesta edição, o evento irá contar com três faixas de programação. Durante a manhã, ocorrerão as comunicações dos resultados de projetos de pesquisa e extensão em Música da Escola e de projetos que envolvam os professores da Emufpa. À tarde, será a vez de serem realizadas as mesas-redondas e as palestras de temas variados, relacionados à música, com a participação de convidados especiais. À noite, ocorrerá a transmissão das apresentações musicais gravadas no auditório da Escola de Música.

"A gravação ocorreu como se em um recital ou show ao vivo. Assim, tentamos evitar os problemas de transmissão mais específicos da realização de uma live, sem descaracterizar os elementos que fazem a realização musical algo tão único", explica Carlos Pires. Todas as gravações, realizadas especificamente para o 47º Enarte, serão disponibilizadas posteriormente no site da Escola de Música. Mais detalhes da programação podem ser conferidos na página do evento.

Serviços:

47ª edição do Encontro de Artes de Belém (Enarte)

Data: 14 e 18 de dezembro

Hora: a partir das 10h.

Plataforma de acesso: Google Meet.

Inscrições aqui

Texto: Gilberto Moura - Assessoria de Comunicação da UFPA