Página inicial > Ultimas Notícias > Proplan realiza o IX Encontro sobre o Relatório de Gestão da UFPA

Proplan realiza o IX Encontro sobre o Relatório de Gestão da UFPA

• Publicado: Sexta, 11 de Dezembro de 2020, 17h11

Encontro de Gestão

A Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan) realizou a IX edição do Encontro sobre o Relatório de Gestão da UFPA no formato EaD, em parceria com a Diretoria de Capacitação e Desenvolvimento da Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep), e contou com a participação de, aproximadamente,    100 servidores de diversas unidades da UFPA.

O evento, que ocorre anualmente, é conduzido pela Diretoria de Informações Institucionais (Dinfi) e é direcionado aos dirigentes das unidades, aos coordenadores das Coordenadorias de Planejamento, Gestão e Avaliação (CPGAs) e aos responsáveis pela consolidação dos Relatórios Anuais de Atividades. Além de apresentar orientações em relação à elaboração dos relatórios das unidades, o encontro foi uma oportunidade de socializar com as unidades da UFPA sobre como as informações enviadas à Proplan são utilizadas para que a Universidade cumpra seu dever de prestar contas aos órgãos de controle e, principalmente, à sociedade em geral.

A programação foi aberta pela pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Raquel Trindade Borges. Ela agradeceu a participação de todos e destacou a importância da parceria entre Proplan e as unidades da UFPA, representadas por seus dirigentes e membros das Coordenadorias de Planejamento, Gestão e Avaliação (CPGAs) para que a Instituição apresente um Relatório de Gestão cada vez melhor.

Encontro de Gestão Raquel“É o terceiro ano que a gente vem trazendo o Relatório no formato de Relato Integrado, e o objetivo principal é realmente ter um grande instrumento de comunicação com a sociedade, trazendo o desafio de nós termos como instituição, o pensamento integrado”, comentou Raquel Borges.

Este ano, o evento contou com a apresentação da diretora de Informações Institucionais, Jaciane do Carmo Ribeiro; do professor Nadson Jaime Ferreira Alves, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas; do analista de tecnologia da informação Diogo Cesar Benassuly Cardoso e da diretora de Avaliação Institucional, professora Maria Lúcia Harada, abordando os seguintes temas, respectivamente: Orientações para o Relatório Anual de Atividades 2020; o Relato Integrado no contexto da UFPA; SInPeG – Uma ferramenta para Planejamento e Gestão; e Avaliação a partir do Relatório Anual de Atividades.

Durante as apresentações, os participantes puderam enviar suas dúvidas e contribuições por meio do chat do Google Meet, sendo respondidas pelos palestrantes ao final do evento.

Datas importantes - É importante destacar que o prazo para encaminhar à Proplan o Relatório Anual de Atividades 2020 é 29 de janeiro de 2021, além deste, o prazo para preenchimento no SInPeG da análise dos resultados alcançados no Plano de Desenvolvimento da Unidade (PDU) é até o dia 15 de janeiro de 2021.

Encontro de Gestão SINPEGCapacitação – Nesta mesma linha de ação, também foi realizado o webinário sobre o Sistema Integrado de Planejamento e Gestão (SInPeG), que é a ferramenta utilizada para apoiar o Plano de Desenvolvimento e a elaboração do Relatório Anual de Atividades (RAA) das unidades da UFPA. O evento foi promovido pela Progep, por meio do Capacit, tendo como palestrante o servidor Diogo Cesar Benassuly Cardoso, que atua na Coordenadoria de Pesquisa Institucional da Proplan.

Na oportunidade, foram abordadas as formas de utilização dos formulários dos módulos do RAA, de acordo com as orientações para a elaboração do Relatório Anual de Atividades, e dos formulários do módulo para liberação do SInPeG para subunidades; como homologar as informações prestadas pelas subunidades; como analisar os indicadores; como reconhecer as alterações realizadas nos formulários do módulo das unidades acadêmicas e entender em que documentos/sistemas serão utilizados tais informações, além de como se realizam os procedimentos dentro do Sistema Integrado de Planejamento e Gestão (SInPeG).

Para assistir ao webinário, clique aqui.

Texto: Divulgação Proplan/Progep
Imagens: Reprodução da transmissão do evento