Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Hospital Bettina Ferro realiza procedimento inédito no SUS para pacientes com Atrofia Muscular Espinhal
Início do conteúdo da página

Hospital Bettina Ferro realiza procedimento inédito no SUS para pacientes com Atrofia Muscular Espinhal

  • Publicado: Segunda, 14 de Dezembro de 2020, 18h06

Fachada Bettina arquivo ascom

A partir deste mês de dezembro o Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (HUBFS), referência no atendimento a pacientes com doenças raras, pela primeira vez em sua história,  passou a realizar o  a administração do medicamento Nusinersena/Spinraza em um paciente com Atrofia Muscular Espinhal (AME) no âmbito do Sistema Único de Saúde. O primeiro procedimento aconteceu em 03 de dezembro em um paciente de 03 anos da Unidade de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente (UASCA) do hospital. Este é o segundo procedimento realizado no estado para administração do medicamento. 

Atualmente a Nusinersena é terapia mais indicada no Brasil para o tratamento da AME. Aprovada pela Anvisa, a medicação tem apresentado resultados positivos para o tratamento da doença. “Os pacientes apresentam evolução principalmente no desempenho motor, como o alcance de marcos motores importantes como controle total da cabeça, capacidade de rolar, sentar, ficar de pé, além da redução no risco de morte e ventilação permanente em lactentes”, afirma a psicóloga Petruska Baptista, chefe da UASCA do Bettina Ferro. 

Para a neuropediatra Helena Feio, coordenadora do ambulatório de AME do Hospital Bettina Ferro, trata-se de um momento único na área das doenças neuromusculares, pois apresenta possibilidades de tratamento para a desaceleração da doença. “O que nós esperamos é que outras terapias comecem a ser aprovadas, para que a gente possa oferecer para mais pacientes a possiblidade de mudança do curso natural. Esperamos também que a gente possa rastrear esses pacientes numa fase pré-sintomática ou com poucos sintomas, para possibilitarmos um melhor desenvolvimento para essas pessoas”, afirma a médica. Uma das possibilidades para o rastreamento da AME nos primeiros dias de vida da criança é o teste do pezinho.  

procedimento AME HUBFSAME – A Atrofia Muscular Espinhal (AME) é uma doença caracterizada pela perda de neurônios motores na medula espinhal e tronco cerebral inferior, resultando em atrofia muscular e fraqueza grave, debilitante e progressiva e trata-se da principal causa genética de morte de bebês e crianças. Em virtude da perda ou defeito no gene SMN1, as pessoas que vivem com AME não produzem quantidade suficiente de proteína de sobrevivência do neurônio motor (SMN). Tal proteína é essencial para a sobrevivência e manutenção dos neurônios motores. A gravidade da AME está correlacionada com a quantidade de proteína SMN. O Bettina Ferro atualmente atende 16 pacientes diagnosticados com AME regulados pelo SUS. 

Os profissionais da UASCA comemoraram a realização do procedimento, que deve melhorar significativamente a qualidade de vida dos pacientes que vivem com a doença.  “Nossa maior satisfação enquanto profissionais é perceber as lágrimas, a emoção, a fé, o amor e a alegria de uma família frente a possibilidades mais positivas de tratamento de um ente amado”, afirma Petruska Baptista. Ela completa que a equipe busca trabalhar para garantir que os pacientes afetados pela doença possam se beneficiar dessa terapia e tenham acesso ao tratamento o mais rápido possível. 

Doenças raras – O Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (HUBFS), faz parte do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (UFPA)/Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), e atende na UASCA crianças e adolescentes diagnosticados com doenças raras, isto é, a enfermidade que afeta 65 pessoas em cada 100 mil indivíduos, segundo a Organização Mundial de Saúde. Para atender os pacientes o hospital conta com uma equipe multiprofissional de médicos, psicólogos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e assistentes sociais. 

O Bettina Ferro foi habilitado ao final de 2019 como Centro Especializado em Reabilitação (CER II) para tratamento nas modalidades física e intelectual. O hospital também se encontra em processo de habilitação como centro de referência em doenças raras. Para ser atendido, o paciente precisa de encaminhamento da atenção básica do SUS. 

Texto: Unidade de Comunicação Social do CHU-UFPA, com informações da UASCA/HUBFS
Foto: Arquivo Ascom e Divulgação do CHU-UFPA

registrado em:
Fim do conteúdo da página