Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > “Tecnologias no Ensino de Ciências” é tema de podcast sobre produtos educacionais e práticas docentes na Amazônia
Início do conteúdo da página

“Tecnologias no Ensino de Ciências” é tema de podcast sobre produtos educacionais e práticas docentes na Amazônia

  • Publicado: Terça, 15 de Dezembro de 2020, 16h10

Podcast Com Ciência

Ser professor é mais do que transmitir conhecimento, é também criar novas ideias para incentivar os alunos a vencer seus próprios limites. Criações essas que, na maioria das vezes, passam despercebidas até mesmo pela mídia. Por esse motivo, professores da Universidade Federal do Pará (UFPA) criaram o podcast “Com Ciência Narrativa”, que procura dar “voz e luz” a professores da Amazônia Brasileira, divulgando suas produções/produtos educacionais sobre ciências, fundamentados em suas próprias narrativas, compartilhando modos de ser e fazer docência.

No ar desde 1º de julho e com foco na temática do uso de tecnologias, o podcast visa estabelecer um meio de divulgação, de amplo alcance e de fácil acesso, sobre as produções educacionais no ensino de ciências na Amazônia Legal. O objetivo da produção é oferecer debates sobre temas relativos às práticas pedagógicas e aos produtos educacionais elaborados e utilizados nas aulas e sobre como a ciência se relaciona com a história de vida de cada um, com base em suas próprias narrativas.

"É importante destacar que o projeto procura dar voz e valorizar o trabalho de professores e professoras, convidando profissionais atuantes tanto na região urbana quanto nas regiões rurais da Amazônia brasileira, mesmo aquelas de difícil acesso. A intenção é que, em cada episódio, sejam apresentadas narrativas tanto de professores da educação básica quanto de professores das universidades (formadores de professores), buscando aproximação entre universidade e escola, no contexto da formação de professores de Ciências", esclarece Matheus Leão Mota.

Os programas contam com a apresentação de Matheus Leão Mota e Iris Caroline dos Santos Rodrigues, alunos do Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemática (PPGDOC/UFPA). Também compõem a equipe do projeto os professores Wellington Fonseca, France Fraiha e David Gentil.

Com Ciência Narrativa - Em cada episódio, são convidados dois ou mais profissionais para a discussão de um subtema. Um professor apresenta sua narrativa sobre sua prática docente com uso de determinado produto educacional e outro professor especialista contribui com o debate, compartilhando conhecimentos específicos da área. 

A primeira temporada teve como tema “Tecnologias no Ensino de Ciências” e contou com seis episódios, com os seguintes subtemas: Robótica Pedagógica; Letramento em Programação; Realidade Virtual e Realidade Aumentada; Jogos Educativos Digitais; Objetos Digitais de Aprendizagem e Ambientes Virtuais de Aprendizagem. O último episódio, que conta com a participação da professora France Fraiha (UFPA), foi divulgado nesta terça-feira, 15.

O podcast está disponível para acesso nas principais plataformas de streaming: Anchor, Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts, Youtube, Castbox, Overcast, RadioPublic e Breaker. Para acessar, basta entrar no link e escolher a plataforma preferida ou entrar diretamente pelo site oficial do projeto.

Texto: Gilberto Moura - Assessoria de Comunicação da UFPA.
Arte: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página