Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA está com inscrições abertas para cerca de 200 vagas de Mestrado

UFPA está com inscrições abertas para cerca de 200 vagas de Mestrado

• Publicado: Quarta, 16 de Dezembro de 2020, 17h24

portal mestrado2

Os Programas de Pós-Graduação da UFPA estão com inscrições abertas para cerca de 200 vagas em nível de Mestrado, distribuídas em 11 editais. Os cursos disponibilizados compreendem as áreas de: Ciências Humanas e Exatas, Meio Ambiente, Ciências Sociais e Biológicas. Os critérios de participação, períodos, vagas e taxas de inscrição variam de acordo com os cursos. Mais informações e formulário de inscrição estão nos editais.

O Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA/IFCH/UFPA) está com dois editais abertos. O primeiro, com inscrições abertas até o dia 31 de dezembro de 2020, disponibiliza 15 (quinze) vagas. Para participar, é necessário seguir os critérios presentes no Edital. As inscrições estão sendo realizadas por meio de formulário disponível no SIGAA

Já o segundo edital divulgado pelo PPGSA oferta vagas exclusivamente para indígenas e quilombolas. As inscrições para essas vagas vão até 31 de janeiro de 2021 e devem seguir o disposto no Edital Suplementar.

Também com ofertas voltadas especificamente para indígenas e quilombolas, o Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD/UFPA), área de Direitos Humanos, recebe inscrições até 8 de janeiro de 2021, por meio do site do SIGAA. O candidato deverá comprovar seu pertencimento étnico na condição de indígena ou de quilombola, sendo residente ou não em comunidade indígena (aldeia) ou em comunidade quilombola (quilombo) e seguir as normas presentes no Edital

Vagas em Belém - O Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI/UFPA) está disponibilizando 23 (vinte e três) vagas para o Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGDOC). As inscrições podem ser feitas até o dia 5 de janeiro de 2021, por meio do formulário on-line, no site do SIGAA. Mais informações no Edital e no Manual do candidato.

Também do IEMCI e com inscrições até 5 de janeiro de 2020, o Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM) oferece 20 (vinte) vagas de Mestrado. A taxa de inscrição é de R$60,00 (sessenta reais). Os critérios e as informações para participar da seleção podem ser conferidos no Edital.

Já o Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (Profciamb), do Instituto de Geociências (IG/UFPA), disponibiliza 16 (dezesseis) vagas em nível de Mestrado. O público-alvo abrange, de forma específica, profissionais da área de ensino e extensão com vínculo de trabalho formal com escola ou com espaço não formal de ensino. As inscrições terminam no dia 5 de janeiro de 2020. É necessário pagar uma taxa de R$100,00 (cem reais). Mais informações para participação estão no Edital.

Na área de Ciência da Informação, o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI), do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA/UFPA), disponibiliza 10 (dez) vagas na área de concentração: Gestão da Informação e Organização do Conhecimento. As inscrições podem ser feitas até o dia 18 de janeiro de 2021, gratuitamente, por meio do SIGAA. Mais informações para participar no Manual do candidato e no Edital

Por fim, o Programa de Pós-Graduação em Ecologia Aquática e Pesca (PPGEAP), vinculado ao Núcleo de Ecologia Aquática e Pesca da Amazônia (NEAP), disponibiliza 18 (dezoito) vagas, com inscrições até 20 de janeiro de 2021. Mais informações, critérios e taxa para participar estão no Edital

Ofertas Multicampi - O Programa de Pós-Graduação em Estudos Antrópicos na Amazônia (PPGEAA), da UFPA Campus Castanhal, disponibiliza 24 (vinte e quatro) vagas para o Mestrado. Com taxa de R$120,00 (cento e vinte reais), as inscrições podem ser feitas pelo site do SIGAA, até o dia 11 de janeiro de 2021. Para participar, é necessário seguir as indicações presentes no Edital. O PPGEAA apresenta as linhas de pesquisa: Ambientes, Saúde e Práticas Culturais; e Linguagens, Tecnologias e Saberes Culturais.

Vinculado ao Núcleo de Desenvolvimento Amazônico em Engenharia (NDAE) do Campus Tucuruí, o Programa de Pós-Graduação em Infraestrutura e Desenvolvimento Energético (PPGINDE) está com 19 (dezenove) vagas abertas para Mestrado. As inscrições podem ser feitas por meio do preenchimento do formulário, disponível no site do SIGAA, até o dia 22 de janeiro de 2021. A taxa de inscrição é de R$100,00 (cem reais). Os demais critérios e informações para participar estão no Edital.

Já no Campus Universitário do Tocantins/Cametá, o Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura (Ppgeduc) disponibiliza 37 (trinta e sete) vagas para Mestrado. As inscrições podem ser feitas pelo formulário de inscrição, disponível aqui, até o dia 26 de fevereiro de 2021. A taxa é de R$50,00 (cinquenta reais). Mais informações e critérios de participação no Edital. O início do curso está  previsto para o segundo semestre de 2021, segundo período letivo, de acordo com o calendário da UFPA.

Texto: Maiza Santos - Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Mkt Ascom